Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

11 de dezembro de 2011

SANTOS CARMELITAS



Caros amigos
O n.º 2 do artigo 1º dos Estatutos da AAACarmelitas determina entre outros, que a mesma tem como fundamento a espiritualidade carmelita, sem prejuízo das opções culturais e religiosas dos seus membros, de acordo com o artigo 3º.
À direcção compete geri-la de acordo com a sua matriz, ou seja, deve orientá-la também para a espiritualidade Carmelita.
Dentro das suas limitações, a direcção tem vindo a organizar os encontros de ex-alunos prescritos nos estatutos com uma ínfima componente espiritual, tendo até organizado um magusto completamente à margem de qualquer cariz confessional e assim continuará a ser.
Posto isto conclui-se que sobre a espiritualidade carmelita esta direcção pouco tem feito para a valorizar.
Hoje circulam na internet milhões de PPS sobre os mais variados assuntos, que as pessoas vão trocando, alguns dos quais sem o menor interesse cultural, espiritual ou cívico.
Neste quadro, a direcção entendeu por bem elaborar uma apresentação em power point que sintetiza a vida dos santos carmelitas e que agora seenvia a todos os ex-alunos e sócios dos quais dispõe do respectivo endereço electrónico.
Supomos não ofender ninguém com o tema, na medida em que, oportunamente, foi enviada a todos uma ficha, juntamente com o vínculo, para se pronunciarem acerca das iniciativas da direcção, sendo que apenas responderam quatro. Costuma dizer-se, quem cala consente, pelo que concluímos estarem todos receptivos.
Esperamos assim contribuir para a divulgação da ordem, não só junto dos ex-alunos e sócios, como também de outras pessoas das quais se conheça o respectivo endereço, SOLICITANDO-SE A TODOS OS QUE A RECEBEREM QUE A DIVULGUEM PELOS SEUS CONTACTOS, o que se agradece.
Talvez o exemplo que deles advém seja potenciador de novas energias que combatam a crise, pois, claramente, os seus valores não eram os actuais, em que se procura o protagonismo social a todo o custo, a subida na vida a todo o custo e, alguns deles, que tudo tinham não o valorizaram com os padrões de vida actual, designadamente S. Nuno, entre outros, que tudo tinha e tudo deixou para se entregar à espiritualidade.
A qualidade geral não será a ideal e a do som  e imagem também não é a melhor, mas se a qualidade da imagem e som foi propositadamente reduzida para poder passar no e-mail, quanto à qualidade geral fizemos o melhor possível, mas estamos conscientes das nossas limitações que são muitas, ficando a promessa de que, apesar de tudo, continuaremos a esforçar-nos para melhorar.
Se as condições o permitirem outros se seguirão. Caso não os pretenda receber basta comunicar o facto à direcção.
Notas finais: A ordem de apresentação dos diapositivos é inversa à data de nascimento. escolhida foi  seguir dos mais recentes para os mais antigos, sendo a apresentação apenas de leitura..
Cordialmente
Américo Lino Vinhais