Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

17 de setembro de 2011

AÇORES-COVOADA  2011

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
E
UM ALMOÇO MUITO ESPECIAL

No passado dia 16 de Julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, o Jorge Dias levou a cabo, na Covoada, nos Açores, uma iniciativa que ele próprio divulgou e que consistiu na apresentação do seu livro “Palavra em Almoço Especial”, integrada nas festas ao Divino Espírito Santo.
Pessoalmente tenho pena de não ter estado presente. Contudo, é como se tivesse estado, pois o próprio, teve a amabilidade de me enviar um enorme conjunto de fotografias e um filme do evento, que já visionei.
Enviou-me também, devidamente autografado, um exemplar do livro que é o repositório do pensamento de vários ex-alunos e “bloguistas”, mas, sobretudo, o seu e o do Mário Neiva que formam o núcleo principal da obra da qual, aliás, são co-autores.
Não se esqueceu da AAACarmelitas e enviou-lhe também cinquenta exemplares para que a Direcção lhes desse o destino que entendesse. Pois bem, a direcção entendeu que os devia colocar à disposição dos ex-alunos do Seminário Carmelita por um preço unitário de € 10,00. Em cada uma das habituais reuniões o livro estará à disposição de quem o quiser adquirir, sendo que a próxima já no dia 12 de Novembro em casa do José Cachetas. No entanto, desde já, se alguém estiver interessado, é só solicitá-lo e será prontamente enviado por correio.
Seleccionei um conjunto de fotografias para publicação neste “Blog” que retratam as várias componentes do evento, designadamente, da sua apresentação, da Bênção da imagem de Nossa Senhora do Carmo, da Eucaristia e das Sopas do Espírito Santo.
Oportunamente daremos nota no Vínculo do evento devidamente ilustrado.
Iniciativas destas parecem-me de louvar e esperamos que outros colegas sigam o seu exemplo.
Um abraço para todos
Américo Lino Vinhais

A Apresentação
Lendo um poema integrado

Escutando

Autografando


Cantando

Rostos de felicidade

Transportando a imagem de Nossa Senhora do Carmo para a Benção


Na Hora das Sopas

40 Comments:

Anonymous Vozes Perdidas said...

De António Lopes Ribeiro

Tocam os sinos da torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.

Mesmo na frente, marchando a compasso,
De fardas novas, vem o solidó.
Quando o regente lhe acena com o braço,
Logo o trombone faz popó, popó.

Olha os bombeiros, tão bem alinhados!
Que se houver fogo vai tudo num fole.
Trazem ao ombro brilhantes machados,
E os capacetes rebrilham ao sol.

Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.

Olha os irmãos da nossa confraria!
Muito solenes nas opas vermelhas!
Ninguém supôs que nesta aldeia havia
Tantos bigodes e tais sobrancelhas!

Ai, que bonitos que vão os anjinhos!
Com que cuidado os vestiram em casa!
Um deles leva a coroa de espinhos.
E o mais pequeno perdeu uma asa!

Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.

Pelas janelas, as mães e as filhas,
As colchas ricas, formando troféu.
E os lindos rostos, por trás das mantilhas,
Parecem anjos que vieram do Céu!

Com o calor, o Prior aflito.
E o povo ajoelha ao passar o andor.
Não há na aldeia nada mais bonito
Que estes passeios de Nosso Senhor!

Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Já passou a procissão.

18 setembro, 2011 09:30  
Anonymous Anónimo said...

Frases feitas não serão a melhor ilustração para o evento. Melhor será a nossa alma a falar e não o sentimento de outros em espaços e contextos diferentes...

18 setembro, 2011 15:23  
Anonymous Anónimo said...

Grande Jorge!
Homem de acção e convicções.
Continua. Tens o meu apoio e estou a teu lado.
Obrigado pelo livro.
Cá está à tua espera toda a "toca dos lobos".
Quando vieres, aparece.
Um abraço.
Emídio Januário

18 setembro, 2011 21:33  
Anonymous j dias said...

Vou à toca dos lobos vou sim senhor, amigo! Tenha lobos ou lobas... e é para breve!

20 setembro, 2011 00:14  
Anonymous j dias said...

"Palavra em Almoço Especial" é um livro "sui generis" porque os escritos que o integram não nasceram para serem livro mas apenas comentários. Só que no seu conjunto a palavra foi assumindo qualidade e provocação interrogante... como tinha que ser face ao espaço cultural que a origina, a aaacarmelitas.
Com o prefácio, a introdução e anexos, integra-se num tempo que vivemos e nos fez. Não pretendeu ser nada mais que isto, caro Ernesto Fernades. Se fosse qualquer outra coisa não era blogue.
O lançamento do livro, as vésperas solenes, a eucaristia festiva e as sopas tradicionais, à maneira das que se fazem nas festas do Espírito Santo, foram tão somente as quatro camponentes da festa de Nossa Senhora do Carmo que nesse dia promovi e o grupo coral de Covoada realizou.
Vão os louros para a aaacaremlitas e seu blogue bem como para o Rev. Pe José Constância na sua disponibilidade e o grupo coral que assegurou toda a mão de obra de preparação das sopas e da frsta. A folia da Covoada, em papel singular, cantando, apresentou o livro. Os três grupos intervenientes no canto polifónico, o infanto-juvenil, o de Covoada e o da Fajã de Baixo ficaram com gratas recordações de uma Senhora do Carmo que agora conhecem melhor. Os Romeiros com o seu exclusivo "Senhor tem de nós piedade, porque somos filhos teus", Os Acólitos adultos, os Escoteiros...
Doravante, também por ali se poderá dizer, cantando com enlevo "Nossa Senhora do Carmo que estás no teu altar, todos lá vamos ajoelhar e a cantar, a cantar vamos rezar... pedimos a uma voz, Nossa Senhora olhai por nós"...

20 setembro, 2011 00:52  
Anonymous Amaro said...

Oh, Jorge. És especial. Conseguiste com tua dedicação e saber movimentar toda uma comunidade à volta da Senhora do Escapulário, Nossa Senhora do Carmo, Mãe dos carmelitas.
Do teu livro já o comentei no teu e-mail. Uma boa colectânea de comentários do nosso blog.
O bom povo dos Açores, que vou conhecendo pouco a pouco, bem merece que alguém os congregue, pois de espiritualidade ninguém lhes dá lições.
Numa das minhas próximas visitas aos Açores (tenho um filho casado em Ponta Delgada e dois netos) espero ir visitar a Covoada e o altar de Nossa Senhora do Carmo. E, claro, dar-te um grande abraço.
Amaro Alves

20 setembro, 2011 14:38  
Anonymous Anónimo said...

PESSOAL, DE 1961; NÃO HÁ NADA, NADA, NADA???!!!

22 setembro, 2011 09:08  
Anonymous j dias said...

Deixei passar uns dias sobre a postagem da festa de Nossa Senhora do Carmo em Covoada, onde se integra o lançamento do livro emergente deste blogue "Palavra em Almoço Especial", que também dá visibilidade a esta nossa associação e ao blogue, sem comentar as imagens que a direção entendeu editar, aliás com qualidade.
Entendo, todavia, que me devo demarcar das imagens publicadas por omitirem as imagens do povo e dos grupos corais participantes nas Vésperas solenes e Eucaristia e por terem enfatizado a minha pessoa em desprezo da realidade. Recuso todo e qualquer culto de personalidade.
Ao ver o livro, "Palavra em Almoço Especial", exposto em primeiro plano nos escaparates de algumas livrarias, a promover este blogue, sinto algo de indigesto cada vez que venho por aqui à procura da grandeza que no livro se assinala e que nesta postagem foi omitida.

25 setembro, 2011 00:30  
Anonymous Vozes Perdidas said...

Que a vida da Igreja no nível da paróquia "praticamente desintegrou-se em muitos países. Em 2010, pela primeira vez, houve mais pessoas deixando a Igreja do que sendo batizadas na Alemanha. Desde o Concílio, perdemos dezenas de milhares de padres. Centenas de paróquias estão sem pastores, e as ordens masculinas e femininas estão morrendo porque não conseguem noviços. O número de pessoas participando das missas está caindo gradativamente. Mas a hierarquia da Igreja não teve coragem de admitir, honesta e francamente, a verdadeira situação. Fico-me perguntando aonde isso vai dar". (Teólogo alemão ex-colega de faculdade de Bento XVI, até hoje amigo pessoal do Papa)

25 setembro, 2011 11:02  
Anonymous j dias said...

Desintegrou a que desintegrou e bem bom... mas nada de alarmes porque muita outra vida tem hoje muito mais conteudo e praxis que as vidas desintegradas todas juntas. Por isso a miha demarcação... dos cultos de personalidade.
A participação cristã, hoje, é consciente e vida! E jamais, seja quem for, retirará do coração de todos os homens a vontade de fazer o bem e isso e só isso é a esperança do mundo. Faremos o bem e nisso nos salvaremos. Pequenas derrotas todos temos, mas juntos faremos o bem. Esta é a condição da nossa auto-estima... vencerá o bem, isto é, o respeito pelo outro (direitos humanos). As carpidelas, quais vozes perdidas, escondidas e anónimas, sempre haverá... mas o bem sempre aí estará também nas carpidelas chorosas das cangostas por onde caminhas, porque sem auto estima nem carpirias. Fazes bem em carpir porque sempre essa prática nos colocou em um patamar mais elevado ... carpir liberta... e constroi, a seu tempo.

25 setembro, 2011 23:35  
Anonymous j dias said...

Caro Mário!
A página 200... a suma provocação e a fé a afirmar-se. Gostei da reação de um leitor e ele gostou do que escreveste!

25 setembro, 2011 23:50  
Anonymous Anónimo said...

Oh Jorge, não sejas modesto! Tu estás todo babado com a " santinha ao colo ".
Quanto à importância do livro, não houve alarido, porque é um role de disparates e já não há tempo a perder, com assuntos sem importância.
Valeu o teu esforço e boa vontade, mas louros, ficarão para um livro original e que preste algum serviço de qualidade aos leitores, nomeadamente aos aaacarmelitas...

26 setembro, 2011 07:02  
Anonymous Anónimo said...

AAC58

Enfim... um anónimo sensato, que fala justo, claro e com crítica construtiva...

Quanto às “Vozes Perdidas” acima, trata-se de uma constatação que ninguém pode negar: a Igreja Católica está em declínio crescente em quase todos os países desenvolvidos. A culpa é do “envelhecimento” da própria Igreja ou da evolução do conhecimento geral do individuo?

26 setembro, 2011 21:24  
Anonymous j dias said...

A questão não é da Igreja! A Igreja hierárquica está muito bem onde está e como está! Está como quer e onde consegue estar. A questão, como muitas outras questões de valores, é simplesmente esta, quais são os valores que eu pratico e nos unem, nos congregam e nos apelam à congregação e à vida comunitária (coletiva) hoje na nossa vida social (familiar incluÍda)... Na vida de cada um, na família de cada um, na vida dos nossos filhos e filhas... Não está em causa a Igreja, mas sim que os valores estejam lá nas vidas e se a Igreja continuar a levar à cena alguns, tanto melhor...
Já não persigo evidências caro anónimo! Estás desatualizado! .Tive um prazer infindo em ajudar um grande grupo de pessoas a relembrarem a mensagem do carmelo e elas foram omitidas
Não dêm tiros nos pés quanto ao livro! Está a mexer muito mais que o esperado! Face à generalizada ausência de factos virados para a intervenção social no seio da aaacarmelitas só podem acarinhá-lo... ou deixarem-se.

27 setembro, 2011 00:47  
Anonymous j dias said...

Há coisas duras...

E se as ossadas de Maria e se as ossadas de Jesus estivessem por aí! Página 200 do Livro " Palavra em Almoço Especial".

Tinha 36 anos, era meu amigo, condutor de camião, um homem cheio de vida, trabalhador, pai de duas crianças e marido amoroso de uma jovem Senhora! Sentado ao volante do camião, quarta-feira passada sentiu-se mal pediu ajuda, foi para o hospital, quinta feira foi a enterrar!

Ontem Domingo missa adiantada de sétimo dia para o grupo coral poder estar presente.
O pai, velho membro do grupo coral e de valores a toda a prova, relembrou-me a página 200 de "Palavra em Almmoço Especial" para evidenciar que se as ossadas de Maria e de Jesus aparecesasem e o Pe. Carreira das Neves continuasse a ter fé, também ele ali estava com a mesma fé, não obstante a morte do filho!
E para surpresa de todos e de mim próprio, pareceu-me sincero!

27 setembro, 2011 00:58  
Anonymous Anónimo said...

Eu até acredito que toda gentinha dessa santa terrinha, se tenha interessado por adquirir o livro, ou não fosse ele autografado pelo Jorge, o pastor das almas penadas que com um trovão mais forte, ainda acreditam que s. pedro está a ralhar, ou a castigar os que erram!
Hoje em dia, mesmo nas terras mais escondidas e humildes do planeta, já se instala a internet e milhões de olheiros, podem apreciar , ver e ler, o que outrora ficava no seio dos donos e senhores dos burgos, ou ninhos dos patos bravos, como alguém pensava e falava.
Valeu a intenção, mas suco, nada... lido e arrumado, até que apareça melhor.

27 setembro, 2011 08:05  
Anonymous Mário Neiva said...

Não esperem que eu faça, aqui, ou noutro lugar qualquer, uma apreciação da "minha" obra. (Escrevo "minha" porque o Jorge me colocou como co-autor). Seria como julgar em causa própria.
Mas poderei comentar a interpretação que alguém possa dar sobre algum dos textos de que sou autor para dar o meu assentimento, esclarecer ou fazer meia-culpa quando apanhado em falta.
Peço aos potenciais leitores que considerem que os textos são meras cópias de um blog, portanto, sem qualquer revisão textual, tanto da forma como do conteúdo.
Isto e muito mais eu teria dito na oportunidade de um prefácio que não me foi pedido nem me protifiquei a fazer. A iniciativa e o mérito foram inteiramente do J Dias.

27 setembro, 2011 09:47  
Anonymous MN said...

Leia-se "prontifiquei".

27 setembro, 2011 09:49  
Anonymous Anónimo said...

AAC58

Caro Jorge quem te ler com atenção para te compreender, ficará com a ideia de que os valores que realmente elevam e engrandecem o ser humano são o apanágio único e exclusivo da Igreja Católica. É o mesmo que afirmar que quem não é católico não pode ser boa rês como diria um amigo aqui da aldeia.
Será verdade? A sê-lo, muito mal vai o ser humano!!!

27 setembro, 2011 20:48  
Anonymous Mário Neiva said...

Santo Agostinho foi muito mais radical quando afirmou que "fora da Igreja não há salvação". Imagina, AAC58, os biliões que foram para o diabo...
Olha no que dá certos crentes esquecerem o evangelho de Paulo de Tarso. Para este homem do tamanho do mundo o "povo eleito" nem é o do Antigo nem o do Novo Testamento, mas a Humanidade como um corpo só e da qual Jesus Cristo é a cabeça. Tão simples, que só mesmo os simples puderam compreender. Os doutores, a começar pelo grande e santo doutor da Igreja, Agostinho, bispo de Hipona, decidiram há muito quem são os "eleitos" do seu evangelho: os baptizados, os que vão à missa, os que respeitam determinada moral.
Fica de fora o homem enquanto homem, na sua diversidade e complexidade prodigiosas.
Paulo de Tarso é mais actual que nunca. Colocou a Humanidade onde antes estava o "Povo Eleito".
Ontem, como hoje, o seu evangelho não cabe nas fronteiras fechadas de uma qualquer "Cidade de Deus". Para Paulo só existe uma "Cidade" ou "Templo" que Deus habita: a Humanidade. Feita de grego ou gentio, judeu ou romano, homem ou mulher, senhor ou escravo.
Até os patifes e os filho da mãe são "templo do espirito santo". E Paulo, angustiado, adverte-os: "não sabeis que sois o templo de Deus?"
E eu pergunto: quem compreende e leva a sério este evangelho?

27 setembro, 2011 23:05  
Anonymous Anónimo said...

Caro Jorge
É com espanto que acabo de ler a crítica ínsita no teu comentário de 25 do corrente às 24,30 h.

E não a entendo muito bem, sou franco.

No entanto sempre direi que a escolha quer das palavras quer das imagens da postagem que fiz relativamente à festa que organizaste nos Açores, foi da minha inteira responsabilidade e não da direcção, à qual, contudo, dei conhecimento prévio.

A escolha das fotografias incluídas, procurou ilustrar o evento no seu todo e, se não quiseres ser injusto, sempre verás várias outras pessoas na selecção.

O blog servirá para muita coisa, mas sobretudo, em meu entender, para divulgar o pensamento dos que o visitem acerca de factos conotados com a AAACarmelitas e não para divulgar até à exaustão um evento, seja ele qual for.

Importante foi divulgá-lo e isso foi feito. Quanto à escolha quer das palavras quer das fotos incluídas seria sempre possível sugerir outras, face às várias centenas que visualizei, uma por uma. Visualizei também o filme que enviaste, donde se conclui que por detrás daquela postagem está um trabalho de bastidores demorado que, com prazer, levei a cabo, para informar os meus confrades do evento e da sua importância.

Mas não esperava uma crítica tão violenta, sobretudo quando falas “em desprezo da realidade”.

Deves saber em que condições a actual direcção assumiu a AAACarmelitas, pela qual lutará e procurará não deixar definhar, mas não estou disponível para aceitar críticas que considero completamente injustas porque, tenho a consciência que não desprezei ninguém.

Quem quiser fazer melhor que se aproxime e, em vez de críticas que, afinal, mais parecem de auto-promoção, ajudem e incentivem a Associação a crescer, não com palavras azedas, mas com incentivos e sugestões.

Em vez desta exposição pública, seria muito mais sensato enviares-me um mail sugerindo qualquer correcção ou inclusão de novas imagens, do que fazê-lo na praça pública, na qual respondo.

Não pretendi elevar-te, nem diminuir-te. Também não procurei elevar ou diminuir qualquer outra pessoa que participou no evento, pretendi apenas divulgar um evento que reputei de muita importância para a AAACarmelitas com ilustração qb.

Apesar de tudo, quanto à divulgação de outras fotografias estás sempre a tempo de as sugerir, como aliás tiveste tempo de o fazer. Mas, segundo creio qualquer reportagem jornalística visa o cerne do evento, ilustrado por vezes apenas com uma fotografia, quando não apenas por uma notinha de rodapé.

Não pretendo polémicas para as quais, aliás, não tenho jeito. Trabalhei muito a vida inteira com factos concretos, qualificando-os ou não na incidência tributária, fazendo as respectivas liquidações de imposto, executando fiscalmente os incumpridores e, nessa matéria, continuo, segundo creio, a ter algum conhecimento mas não sei muito bem jogar com palavras.

Sei dizer, por vezes, o que me vai na alma mas tenho muita dificuldade em entender as subjectividades dos outros.

É óbvio que sobre este assunto não proferirei mais nenhuma palavra na praça pública. Não somos assim tantos que não possamos transmitir directamente aos membros da direcção o que nos parece que deve ser corrigido.

Fico à espera.

Américo Lino Vinhais

28 setembro, 2011 01:13  
Anonymous Anónimo said...

É uma obra de misericórdia, corregir os que erram...

28 setembro, 2011 12:38  
Anonymous Anónimo said...

AAC58

Legítimo, sensato , construtivo...

Continua Américo.

28 setembro, 2011 14:37  
Anonymous Anónimo said...

Raio, tem por aqui gente que não perdeu tempo em molhar a sopa.
Sopa fina, servida em loiça moderna, só que no tempo da mendicância, era servida em tejelas de beiças (bordas) escaqueiradas de barro tosco,com sarro, de três quinze dias...

29 setembro, 2011 12:22  
Anonymous Anónimo said...

Tijelas, quis dizer

29 setembro, 2011 12:26  
Anonymous Anónimo said...

Caríssimo Jorge, sempre fui teu admirador no meu silencio,e quero neste momento dar-te os meus parabéns pelo teu objetivo, (natural em ti),e, consequente concretização; recebe um abraço do Batista , que de vez em quando , vai ver o que se disse e se possível ver as fotos para matar saudades dos amigos do silencio. um abraço amigo Jorge Dias.

29 setembro, 2011 14:41  
Anonymous Anónimo said...

sdfsdr

30 setembro, 2011 16:25  
Anonymous j dias said...

Teste

30 setembro, 2011 16:29  
Anonymous j dias said...

Caro presidente da direção da aaacarmelitas,

Não estando em causa o direito de demarcação, e porque a minha demarcação foi feita de modo civilizado, cordato e até elogioso para a direção, face à qualidade da postagem, nada a comentar até para defesa do prestígio da direção que, entendo, todos devemos preservar. O meu comentário de demarcação está mais acima e fala por si.
As razões da demarcação foram afloradas, também mais acima. Sobre as razões da demarcação, todavia, relembro que a festa da N.Senhora do Carmo em Covoada foi constituída por quatro eventos. De dois desses eventos, Vésperas Solenes e Eucaristia Festiva, precisamente os que envolveram maior número de pessoas da comunidade local, não foi postada nenhuma fotografia. Face às visitas ao blogue por parte de participantes na festa e face aos seus comentários de pena e surpresa, que me fizeram chegar, só me restava demarcar-me!
Jamais tomaria a iniciativa de predefinir a postagem ou de qualquer sugestão orientadora sem me ser solicitada.

Todos os que nos melhoram, nós estimamos… todos os que nos entram no coração, ficam em seus afetos dia e noite connosco na nossa caminhada. A uns e a outros o prazer da humana convivência e fraternidade.

30 setembro, 2011 16:48  
Anonymous Anónimo said...

Oh Jorge, querias mais retratos? Essas chegam, mas falta o avental, para servires a sopa, ou isso é só fachada, de bom samaritano?

01 outubro, 2011 18:50  
Anonymous Anónimo said...

Que se passa com o blog?

08 outubro, 2011 08:00  
Anonymous Anónimo said...

Parece que a avaria foi reparada. Obrigado, Augusto.

08 outubro, 2011 11:15  
Anonymous j dias said...

Volto a este espaço porque por aqui há algum adormecimento!
As coisas que esta comunidade coral da Covoada realizou, a festa de Nossa Senhora do Carmo a 16 de Julho de 2011, aqui no meio do Atlântico, entre a Europa e a América, foi um marco implantado no solo de uma terra, Covoada, que aconteceu por força da existência da aaacarmelitas. Numa altura em que noutro espaço questiono o objeto da associação apraz-me realçar que o que nos separa da existência de um objeto onde os outros o constituem é uma linha tão ténue... esta postagem evidencia que o podemos ter. A última foto é uma delícia de oportunidade que elogia quem a publicou. Nada se faz sem trabalho, mas o passo em frente de gratificação e realização é sem limites.
As experiências, as vivências que dia a dia nos são transmitidas pelos que nelas participaram ou delas têm eco não nos deixam incrédulos porque conhecemos as pessoas. Há coisas que vão mudar em suas vidas. Sempre a alma humana precisa de um toque para se abrir... batei e se abrirá...

11 outubro, 2011 01:01  
Anonymous Anónimo said...

Jorge, eu penso que não há adormecimento, mas sim inveja e dor de cotovelo, por verem que tu sozinho, mesmo a remar contra a maré, conseguiste levar a bom porto, a tua maravilhosa ideia, mesmo nessas terras distantes que ainda servem as sopas dos pobres, agora com a benção da Nossa Senhora do Carmo.
Bem Haja, amigo Jorge.

11 outubro, 2011 16:51  
Blogger jorge dias said...

Dir-te-ia que te aceito o gesto não o conteúdo! Todas as coisas grande e bonitas são sempre obra, trabalho de muitos. Neste caso também... e podes crer, caro anónimo, que sem a aaacarmelitas esta festa não existiria. Ela nem o seria sem o blogue, sem os três grupos corais, sem uma comunidade crente, sem os romeiros, sem o pároco, sem a folia dos cantares do Espírito Santo... Tive mérito? Talvez... foi fácil dar o empurrão depois de me terem empurrado a mim.

19 outubro, 2011 01:11  
Anonymous Anónimo said...

Caro Jorge, vem daí,
Com o teu douto saber.
Este blogue sem ti,
Parece que vai morrer...

23 outubro, 2011 20:30  
Anonymous j dias said...

Os saberes apenas são...e há muito saber por aí! Infelizmente aqui e ali em mim e em mais alguns, alguma arrogância. Mas a quadra é bonita! Obrigado pela linda mentira!
"Palavra em Um Almoço Especial" foi para mim um tempo de aprendizagem infinita que não consigo contabilizar. A festa de Nossa Senhora do Carmo é marca histórica na comunidade e na minha vida... desencadeadora de continuados desafios na comunidade, na minha própria vida e na minha relação com os grupos corais que apadrinho e a própria comunidade.
A aaacarmelitas continua a viver numa onda que não é bem a minha. Eu sei que tenho forçado, eu sei que sempre fui irreverente, eu sei que sempre sou provocador... E nisto, não obstante, salvo-me, isto é, saio de cabeça erguida porque eu não sou irreverente para mim. Eu sou um homem de causas... e quando entro vou ao limite para as realizar. Ser homem de causas é ter objeto/objecto para logo a seguir poder ter objetivos... que passam sempre pelos outros. E por hoje apetece-me dizer-te, foram-me buscar, quase não falei, escrevi bastante, o livro honra sobremaneira a aaacarmelitas... mas durante as postagens dos comentários, apesar de acabado de chegar bem que alguns do Restelo avelhetentados nos quiseram calar. Só a aaacarmelitas tinha ficado a perder...
Quando temos pouco tempo, sempre temos que decidir quem mais beneficia com a palavra que o meu tempo me permite ter e se eu pudesse outros enfoques daria até à minha vida... mas as causas estão aí para a lucidez de quem vê e que urgentes que elas são hoje. Que urgentes!
Mas o meu caro anónimo pode crer que blogue em deriva é também um excelente tempo de aprendizagem...

Caro anónimo vem daí
Com o teu douto saber
Este blogue sem ti
Podes crer que vai morrer!

23 outubro, 2011 23:30  
Anonymous j dias said...

Não vai não... os insubstituíveis estão todos no cemitério!

25 outubro, 2011 00:06  
Anonymous Anónimo said...

NÃO VENS AO MAGUSTO, JORGE?

11 novembro, 2011 17:46  
Anonymous j dias said...

Penso que o Magusto terá sido hoje - 13 ou ontem- 12... e de facto sobra pouco tempo sobretudo quando ainda estou acabadinho de chegar daí da visita aos santos que nos deram vida e nos ensinaram a engatinhar... Só o mau tempo me impediu de ser mais expansivo e ir até Mirandela! Claro que, se ao pé da porta fosse, lá estaria... mas assim só se outra música tocasse. E até vem a propósito o que vou referir... é que na sequência deste projeto da festa da Senhora do Carmo ja está em curso um outro e que por esta altura nos está envolvendo muito: estamos a preparar um deslocação a Fátima e Santiago de Compostela dos dois corais envolvidos na festa. Hámuita urgência no apuramento do número de pessoas a deslocar para ganhar preço nas passagens e hotel além de que é tempo da preparação do Natal e possíveis cantatas...
Não deixa de ser interessante como as coisas se encadeiam e a umas dinâmicas logo outras se sucedem... sabe-se lá se a 16 de Julho 2012, Senhora do Carmo, ainda vamos cantar as Vésperas solenes na Casa São Nuno!? Sabe-se lá!

14 novembro, 2011 00:51  

Enviar um comentário

<< Home