Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

10 de julho de 2011



FOTOGRAFIAS OFICIAIS DO
ENCONTRO ANUAL DOS AACARMELITAS
SAMEIRO / FALPERRA
2 DE JULHO DE 2011


Caríssimos AACARMELITAS: Os reparos dos comentadores sobre a ausência das fotos do nosso Fortógrafo António Costa, deixam, a partir de agora, de ter razão de ser, pois aqui e agora se começa a reproduzir todo o reportório fotográfico oficial do Encontro. Gostava de esclarecer que não foi o Evaristo Domingues que pôs no blog, as fotos que obteve, mas sim um outro operador que usa muitas horas para fazer este serviço. O mesmo acontece com as fotos obtidas pelo António Costa. Ambos, muito amavelmente facultaram as fotos para poderem ser visionadas por todos quantos aqui chegam para partilhar os vários eventos dos AACARMELITAS e  da AAACARMELITAS.

















































































E, como já é hora de descansar, amanhã, Segunda-Feira,
continuarei a colocar as restantes fotografias, cerca de 60.




13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"O ESPIRITO SOPRA ONDE QUER"

1-O "Espírito" soprou ou não nas eleições dos papas, conforme nos foi "ensinado" na Catequese?
2-Terá soprado ou não aquando da eleição de João XXIII?
3-Então, não terá soprado" violentamente"(as aspas são minhas) para a convocação rápida do Concílio Vaticano II? E durante aqueles cinco ou seis anos não soprou nos padres conciliares que estiveram a trabalhar na elaboração do Concílio Vaticano II?
4-O Espírito ter-se-á enganado no sopro que deu nos cardeais que elegeram o malogrado Papa João Paulo I?
5-E já soprou na eleição de João Paulo II?
6-Nesse caso, já soprou "bem" na eleição de Bento XVI???!!!
7-Já não terá soprado durante a entrevista que D.José Policarpo deu ao "Boletim da Ordem dos Advogados sobre a ordenação das mulheres?
Mas eu quero acreditar que terá soprado no nosso Convívio (dos AAC) no Sameiro.....
Cumprimentos A.Costa

12 julho, 2011 01:19  
Anonymous Mário Neiva said...

Pois é, Costa, essa de terem obrigado o velho cardeal a "recolher as garras" até a mim me doeu.
D.José Policarpo falou alto o que se murmura por toda a Igreja Católica. Mas é bom lembrar a todos o crentes católicos que continua de pé a velha sentença: Roma locuta causa finita.
Como quem diz, "quem manda sou eu". O Vaticano.
E quem não quiser assim , "passe muito bem".
Agora falando mais a sério. Quem te disse a ti, Costa, que o murmurio que percorre toda a Igreja nâo é precisamente o indomável sopro do espirito?
Silencioso e eficaz e só ficará para trás quem permnanecer surdo à sua voz.
Mas isto sou eu a falar, que só vou à missa para acompanhar os meus amigos e partilhar as suas emoções. Transitei do evangelho directamente para o coração das pessoas. E parece que ganhei ambos.

12 julho, 2011 11:38  
Blogger Evaristo said...

Sim Costa soprou de certeza no nosso encontro do SAMEIRO o tua canseira em nos prendares com a tua reportagem que fica para a história dos AAACARMELITAS o teu contributo com o registo colorido ilustrando todos os encontros e olhando para o teu trabalho de 2 de Julho no Sameiro resta-nos dizer fostes a todas, bom trabalho " PARABÉNS ", para mais tarde
recordarmos.

15 julho, 2011 22:44  
Blogger Evaristo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

15 julho, 2011 23:16  
Blogger Evaristo said...

DIA 16 DE JULHO

A Igreja celebra o dia de Nossa Senhora do Carmo


Da Redação " CANÇÃO NOVA BRAZIL "


A palavra Carmelo significa "jardim", quando abreviada se diz "Carmo". O Monte Carmelo fica ao norte de Israel, situado na região da antiga Palestina, próximo a atual cidade de Haifa. Neste cenário bíblico, no século IX antes de Cristo, viveu numa gruta o solitário profeta Elias, em espírito de penitência. Defensor da fé de um só Deus verdadeiro, ele profetizou a futura existência da mulher pura, a Virgem Maria, Mãe de Deus.

Desde então, o Carmelo se tornou local de retiro espiritual de muitos eremitas, que buscavam viver o modelo de perfeição monástica alcançada pelo profeta. No final do primeiro século depois de Cristo, chegaram pioneiros eremitas cristãos, que ao lado da fonte de Elias construíram uma capela em honra à Virgem Maria. Em 1209, o superior da comunidade, Santo Brocardo recebeu a Regra de Santo Alberto, constituindo a Ordem da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, reconhecida pela Santa Sé, em 1226.

A partir de 1237 os carmelitas foram quase expulsos do Monte Carmelo, pois a Palestina vivia sob pressão cada vez maior dos muçulmanos, que acabaram por invadi-la. Eles se estabeleceram em Chipre e Sicília, na Inglaterra e França. Viviam pobres como os franciscanos e dominicanos, da Ordem dos Mendicantes, a qual não quiseram aderir. Surgiram então as rivalidades e a Ordem do Carmo começou a sofrer perseguições externas, as quais provocaram a desunião interna. A solução foi enviar à Roma dois representantes carmelitas para conseguir o apoio do Papa. Eles apresentaram a antiga Regra de Santo Alberto adaptada aos novos tempos da Igreja, mantendo o carisma original e obtiveram sua aprovação.

A Ordem do Carmo atravessou essa fase difícil até meados de 1251, quando tudo se estabilizou.

Origem do Escapulário

Nessa época, na Inglaterra, no Carmelo de Cambridge residia o Superior Geral, o já idoso Simão Stock, hoje Santo venerado na Igreja. Ele rezava com ardor à Santa Mãe, rogando com confiança por seu auxílio, para a Ordem criada em sua honra. No dia 16 de julho de 1251, teve uma visão da Virgem Maria sentada numa nuvem cercada de anjos, confirmando sua proteção celeste.

Como símbolo de sua união aos carmelitas, entregou à Stock o Escapulário do Carmo, e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

A história dos carmelitas está repleta da presença da Virgem Maria. Devoção que espalharam ainda mais pelo mundo, graças a instituição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, cujo símbolo de fé se difundiu por toda a cristandade.

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo" - e ainda - "escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte".

Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do Escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.

15 julho, 2011 23:22  
Blogger Evaristo said...

Hoje dia de " NOSSA SENHORA DO CARMO "

Não ignoramos a iniciativa da Festa organizada pelo Jorge Dias Na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda em COVOADA, Ponta Delgada, São Miguel AÇORES.

Se fosse ali ao lado estaríamos lá todos.

No dia de hoje o nosso coração e a nossa fé está em todos os lugares onde se festeje a SENHORA DO CARMO.

Votos para que corra pelo melhor e parabéns pela iniciativa e que no essencial fique a promoção da fé a NOSSA SENHORA DO CARMO e na esperança que a partir de agora todos os anos se celebrará naquela igreja esta festa e aí sim valeu a pena para daqui a uns anos lapidar o acontecimento.

16 julho, 2011 00:20  
Blogger Evaristo said...

Este comentário foi removido pelo autor.

16 julho, 2011 00:50  
Blogger teresa silva said...

Olá caros amigos!!!!

Já há muito tempo que não apareço por estas bandas, até já tinha saudades de compartilhar com vocês algumas ideias e pontos de vista. Ora cá vai mais um textozinho com sabor especial:

Como vocês sabem dia 16 de Julho foi sábado, dia de Nossa Senhora do Carmo, Senhora de grande importância para vós aacarmelitas.
Dia de grande festa aqui em S. Miguel, mais propriamente na igreja da Covoada, protagonizada pelo Jorge Dias, esposa e família (os mordomos da festa como aqui se diz) e outros tantos colaboradores porque uma festa desta envergadura quanto mais gente a ajudar melhor não é verdade?
Aqui fica o meu testemunho dos momentos principais deste dia inesquecível.
Este dia começa com o lançamento do livro "Palavra em Almoço Especial" que como sabem são comentários do blogue dos finais de 2007 até mais ou menos Setembro de 2008. mas não vou entrar em muitos pormenores se não perde a piada de lerem o livro.
Palavra segundo dicionário de léxico comum é um vocábulo provido de significação. Todas as palavras têm um significado, desde a palavra escrita que depois se transforma em texto e deste texto que tem a arte da palavra transforma em livro, até à palavra falada que transmite o que sentimos, o que pensamos, o que vemos.
Foi oferecida à igreja da Covoada uma imagem lindíssima da Nossa senhora do Carmo , que só de olhar choca pela sua beleza e candura.
A folia do Espírito Santo dos adultos abrilhantaram a apresentação do mesmo. Posteriormente temos então as "Vésperas" que antecederam a Missa Solene. Vésperas e Missa as duas muito participadas, quer pela população em geral, quer pelos grupos corais envolvidos (Covoada e Fajã de Baixo), regidos por um maestro que contagia(professor Odilardo Rodrigues).
Cada uma teve a sua hora e a sua programação, com cânticos que deixaram algumas pessoas visivelmente emocionadas.
Como disse anteriormente a paróquia da Covoada tem a folia do Espírito Santo dos adultos, mas também aqui queria fazer uma referência à folia infanto-juvenil que também abrilhantou a Missa Solene com alguns cânticos. Como diz o provérbio"De pequenino é que se torce o pepino", ou seja, é à geração mais nova que temos que transmitir os valores culturais da freguesia onde estamos inseridos, porque assim temos a certeza de que estes passarão na futura geração.
Após a missa veio então o famoso repasto: as tradicionais sopas do Espírito Santo, com posterior cozido, arroz doce e massa sovada.
Momento de tradicional convívio entre as pessoas presentes. Mais uma sopinha e mais um copinho de vinho ara ajudar à festa. E como não podia deixar de ser a música voltou a estar presente para alegrar a festa e os corações já cheios dos vários momentos altos deste tão importante dia. Mais uma folia, cantigas à desgarrada, músicas tradicionais, houve de tudo um pouco a fim de contentar tudo e todos.
No fim aquando da despedida dos mordomos da festa (os organizadores), os tradicionais parabéns pela festa e pela organização. Todas as pessoas visivelmente satisfeitas, alegres, divertidas por este momento bem passado, que de certeza ficará na memória de muitos.

A todos bem hajam!!!!!!

18 julho, 2011 17:02  
Anonymous Anónimo said...

Queria apenas corrigir aqui o final:

A todos bem haja!!!

Teresa Silva

18 julho, 2011 21:40  
Anonymous Mário said...

Sugeria ao director do nosso blog a criação de um post especifico para comentários, a par das postagens com notícias da AAA e outras, como por exemplo, reportagens das nossos encontros. Essa postagem teria um titulo invariável, por escolha da direcção, como por exemplo "têm a palavra os AAA", " O lugar da palavra", "comentários, ideias e desabafos" etc.
Estou com vontade de voltar a Paulo de Tarso e outros temas, mas já viram o que é entrar ao som da concertina do Artur? Cada coisa tem o seu tempo e o seu espaço.

24 julho, 2011 10:05  
Anonymous Anónimo said...

Estamos confrontados com "o terrorista" da Noruega...

Em conversa informal com um dos" meus colegas de profissão",nós até "concordamos" que , se calhar o dito "terrorista" está a cumprir aquelas ordens de um ser altamente divino para não dar tanto trabalho aos "TROIKAS" e outros que tais, porque da forma que ele idealiza o mundo, tem que haver destruição maciça e rápida, e não fazer sofrer os humanos aos poucos como pretendem os tais agiotas.

26 julho, 2011 14:23  
Anonymous Mário Neiva said...

A direcção está de férias e não deve ter lido o meu pedido. Aguardemos, que o descanso também é necessário.
E não me apetece falar de terrorismo.
Quando um gajo rouba uma galinha, diz-se que é gatuno. De um senhor engravatado da alta finança ou da elite financiada, diz-se que desvia 40 ou quatrocentos milhões. Continua um "senhor". Nunca é despromovida a ladrão, para estar prontinho para outra. Quem sabe, até para chegar a ministro.
Agora que é um loirinho sueco da extrema direita, templário e tudo, a fazer o massacre, diz-se que é louco...
Também hoje não quero falar de terrorismo.
Mas falar de loucura também é deprimente. Assim, fico por aqui.

26 julho, 2011 18:23  
Anonymous Anónimo said...

Esta sociedade, dita global, não aprende mesmo nada com os filhos que gera.Não é preciso estudar muito nem fazer muitas análises ao propalado "doutoramento" que o dito cujo fez em não sei quanto tempo; ele já está noutro paradigma, só que quer avançar rapidamente e em força, como diria o outro,para atingir os seus fins, daí ele não se arrepender do que fez, apenas confirmou que o fez, (e para ele foi bem feito).Ele é um revolucionário, que à falta de não ter conseguido vencer pelas suas ideias, entrou pela via da violência.Onde é que tantas vezes nós vimos estes filmes?... Milhentas de vezes; e no entanto a sociedade(NÓS) enterramos a cabeça na areia, assobiamos para o lado, e não há NINGUEM neste planeta, que não entenda a mensagem?

Termino, com o desabafo de um actor nosso conhecido, mas ao contrário: CÁ DENTRO TÁ-SE PIOR,TÁ-SE...TÁ-SE...
A.Costa

26 julho, 2011 22:23  

Enviar um comentário

<< Home