MAGUSTO NA CASA DO CACHETAS
O magusto é uma festa popular de celebração e tradições regionais de famílias e grupos onde reina a alegria com músicas e cantares. Dia de S. Martinho, castanhas e provas de vinho e água pé, comecei a aperceber-me destes convívios já nos tempos de escola primária no dia de S. Martinho que todos levávamos castanhas e água pé. Tudo mudou hoje sumos e coca-cola.
Saudades do nosso amigo “ CRUZ “ de Viatodos, casal maravilhoso de incansável hospitalidade que durante anos até à sua infausta e inesperada partida para Deus nos acolhia com alegria e arte do bem receber.
Foi para lá que levei as primeiras tripas e o culpado foi o Fernandes “ SALAMONDE “ em tempos na direção dos AAAC.
Vamos reviver esses tempos na casa do “ CACHETAS “ . NÃO FALTES. Desde já estamos gratos pela sua voluntária disponibilidade.
OLEIROS – Freguesia vizinha da Vila de Prado concelho de VILA VERDE, terra que de donde é natural o nosso Bispo D. VITALINO DANTAS e mais oito antigos alunos nomeadamente o Vítor Domingues, Alberto Machado, Gabriel Carvalho, Cachetas e Evaristo, José Domingues e os irmãos Aurélio e Augusto Ramoa.
Além do meritório e rigoroso trabalho do Américo Vinhais no Vínculo, vão mais umas dicas com fotos das placas que elucidam o destino essencialmente para quem não tem G.P.S.
Importante saber que a estrada 201 é aquela que leva os visitantes e adeptos ao Estádio do Braga. Estrada que está sinalizada com a placa estádio em todo o percurso, e nós continuamos em conformidade com as placas assinaladas nas fotografias pela ordem subsequente. Placa " OLEIROS " , aparece num entroncamento na estrada para Ponde de Lima à esquerda.
PELA DIREÇÃO
Evaristo Domingues
6 Comments:
Ora viva!
Como é sabido, estamos aqui estamos com um pé na casa do Cachetas, para tomar parte do magusto.
Segundo as placas que o Evaristo apresenta, não é difícil chegar lá a Oleiros.
Já agora, há muito pessoal que esteve no Seminário da Falperra( e se calhar no Sameiro) e que é dessa zona de Vila Verde ou Prado e que concerteza que tem vindo ao blog, seja sócio ou não da Associação, acho que seria óptimo dar uma escapadela à casa do Cachetas, porque concerteza o Evaristo estará a preparar uma ementa de arromba. Convinha inscrever-se nestes próximos dias para que possa haver um cálculo mais ou menos aproximado das pessoas que irão estar presentes. Pela minha parte, lá estarei e estou preparado para fazer alguns "bonecos", para registar a efeméride.
Será que o magusto não interessa? Ninguém diz nada...
Olá, caro anónimo.
O magusto foi mesmo um sucesso. Teve muito interesse. Eu estive lá!
E eu tive muita pena de não ter estado. Quase inveja.
Não digo que fomos muitos, mas fomos bastantes. Cerca de quatro dezenas, incluindo alguns religiosas do Sameiro. Parece-me que correu bem. O tempo, fora algum vento, esteve excelente e a disposição também.
No entanto, esperávamos mais gente. Talvez o dia designado tenha sido demasiado em cima do dia de S.Martinho, data que está recheada de magustos por todo o lado.
Por isso, para o ano, vamos afastar a data mais do S.Martinho e incluir no evento o almoço, possibilitando aos de mais longe e aos que têm mais dificuldade em conduzir de noite um convívio mais descontraído. Fica a promessa.
No entanto realça-se a presença de gente que veio da Holanda, de Coimbra, de Mirandela, do Porto, de Felgueiras, de Guimarães e de outros lugares menos distantes mas lamenta-se a pouca participação dos ex-alunos oriundos da região de Braga.
Obrigado aos presentes, sobretudo aos mais debilitados, e aos ausentes que não puderam estar por razões ponderosas.
Obrigado também aos que não vieram, mas que acolheram o evento no seu coração.
Obrigado ainda àqueles que, por qualquer razão, divergência, desconhecimento da verdadeira dimensão da associação, comodismo, ou qualquer outra ainda não estão com a AAACarmelitas, pois são esses que nos dão força para continuar.
Américo Lino Vinhais
No comentário supra, onde se lê "religiosas" deve ler-se "religiosos", como é óbvio.
Américo Lino Vinhais
Enviar um comentário
<< Home