Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

4 de julho de 2011

ENCONTRO ANUAL DE AACARMELITAS
SAMEIRO 2011

Enquanto não chegarem as fotos do nosso fotógrafo oficial, António Costa, os visitantes podem entreter-se a visionar as fotos obtidas pelo aacarmelita Evaristo Domingues.



















































3 Comments:

Anonymous Mário Neiva said...

EUCARISTIA DA VIDA : Sameiro 2011


Quem acompanha o nosso blog sabe que eu escrevi, aqui, algo parecido com isto: S. Paulo releu e reinterpretou o seu amado judaísmo do “Antigo Testamento “ e dessa releitura resultou o legado inestimável que é o seu evangelho de Jesus Cristo Ressscitado.
Escrevi, ainda, que acabara de ler a última publicação do teólogo e biblista Pe Carreira das Neves, onde este faz uma brilhante exegese do acontecimento histórico que foi essa reinterpretação de Paulo de Tarso.
Também escrevi que eu próprio, a exemplo desse gigante da Igreja Cristã, estou a fazer a releitura e reinterpretação do cristianismo em que me criei.
Esta crónica sobre o encontro dos AA carmelitas “Sameiro 2011” ficará como o testemunho e o significado da minha releitura.

Assim, começo já por estabelecer o paralelo
entre o Sacramento da Eucaristia Cristã, presidido pelo nosso querido Pe Monteiro, na capelinha da Falperra, e o Sacramento da Eucaristia da Vida, presidido pelo presidente da AAA Lino Vinhais, no espaço amplo do seminário do Sameiro.
Aprendi, ainda menino, aqui na catequese de Balugães, que um “sacramento” realiza aquilo que significa. Parece que não seria ainda tempo de eu entender o que realmente isso queria dizer, mas a verdade é que descobri, desde logo, o sentido da palavra “sacramento”. A teologia que vim a estudar, bem mais adiante, pouco acrescentou à minha ciência de criança. E foi tão simples como isto: eu liguei, desde o primeiro instante da compreensão, a fé e a vida.
Nesse tempo já distante da minha infância, não havia “geração à rasca”. Havia, sim, uma geração que pedia esmola de porta em porta, simplesmente para matar a fome. Era o caso de um vizinho, pequeno “pobre de pedir”, da minha idade e meu companheiro de brincadeira. Um dia, ao fim da tarde, apareceu, junto ao cancelinho da entrada para a minha casa, triste, prestes a chorar de fome. Andara a pedir durante todo o dia e não conseguira uma única esmola de um naco de pão duro. Era quase a hora da ceia e “ainda hoje não meti nada à boca”, gemeu o Lino “tripulante”.
Fui buscar-lhe o pão que em minha casa nunca faltou.
Sempre soube que era este o tão misterioso quão verdadeiro significado de um sacramento.
O da Eucaristia significa a solidariedade da vida até à comunhão do amor e da amizade e o acto de partilhar o pão e o vinho torna efectivos esse amor e essa amizade. Por isso dele se diz, também, que é o “sacramento do amor”.
“Os sacramentos realizam aquilo que significam” , ouvi do Pe Capela Braga (de Joane, terra do Feliciano e do Adelino) e guardei na memória e no coração até hoje. Afinal, tão simples de compreender, quando se faz a ligação com os actos da vida de cada dia. Eu realizara a eucaristia da vida com o Lino, o meu vizinho “pobre de pedir“.

06 julho, 2011 09:05  
Anonymous Mário Neiva said...

(Continuação)

Foi uma ideia muito feliz do nosso fotógrafo e de quem fez o arranjo para publicação no blog, esta sequência dos casais presentes no Sameiro 2011. Nada melhor que a eucaristia do amor conjugal para ilustrar o sacramento da eucaristia mais abrangente que foi o nosso encontro. A minha mulher não pôde estar presente e fui só eu a partilhar o pão, o vinho, a música, os beijos, os abraços, as lembranças, as novidades e até as palavras de circunstância. Foram estes gestos e muitos mais que se constituíram em sacramento da Eucaristia da Vida no Sameiro 2011.
Os anos e os séculos, pelo normal evoluir da história da humanidade, conduziram-nos no sentido do aprofundamento da Eucaristia da Vida. Comecei a ler os sinais desse aprofundamento na proclamação universal dos direitos da pessoa humana, que fazem ecoar por todo o Planeta a profética palavra de Paulo de Tarso: não há judeu nem gentio, nem grego nem romano, nem homem nem mulher, nem senhor nem escravo… “Nem preto nem branco”, acrescentamos nós hoje e muito mais.
Como já entenderam, não se trata de negar a Antiga Eucaristia mas de perceber que, na Eucaristia da Vida da vida do nosso tempo, pulsa o coração do evangelho cristão, maravilhosamente transmitido por S. Paulo.
Como habitualmente, no Sameiro 2011 fizemos as liturgias do Sacramento Novo e do Antigo Sacramento. De manhã a Eucaristia de Vida e pelo fim da tarde a Eucaristia da Fé.
A minha intenção, ao escrever uma crónica deste jeito, era que todos entendessem que as duas liturgias se entrelaçam de uma forma tão estreita e tão profundam quanto o passado e o presente das nossas vidas.
É a compreensão desta realidade que nos leva a dizer: eu sou a minha história.

06 julho, 2011 09:06  
Anonymous Anónimo said...

Eh pá!...Encheram a barriga e não disseram mais nada!...

08 julho, 2011 11:16  

Enviar um comentário

<< Home