Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

22 de julho de 2008

FOTO DO SEMINÁRIO - 1953/1954


Ao anónimo que reclama a presença da foto tirada com os alunos e professores do Seminário Missionário Carmelita, ainda em Braga, onde eu não reconheço o anónimo da reclamação (Manuel António Sampaio), peço releve esta minha falta pois estava convencido que tinha publicado a foto.


Penso que o reclamante saberá que uma das pessoas presentes nessa foto, sou eu próprio (a bater palmas), sentado à frente do Pe Casimiro e ao lado do Rito.


É possível que tenha sido esse o factor que me levou, inconscientemente, a protelar a publicação da fotografia.


Posso até acrescentar que, sentado à frente do Frei Paulo, está o António Monteiro, ao meu lado está o Rito e só reconheço, depois, o Amadeu Cardoso, sentado na frente do Pe Américo e o Rogério Saraiva sentado em frente do Frei Servando.

Os Religiosos, da direita para a esquerda na Foto:

Frei Servando Vioque, Pe Frei Américo, Pe Frei Pedro, Pe Frei José Vioque, Pe Frei Casimiro, Pe Frei Lourenço e Frei Paulo.


Há outros , mas é fastidioso estar aqui a nomear todos os que reconheço, como o Salvado, o Sabino, o Ramos, o Carrega, o Manuel Alves, o Felisberto, o Hermenigildo, o Raul Taboada, o Luciano, etc, e tantos outros que ali estão e que já não vejo há várias dezenas de anos, como por exemplo o nosso reclamante.


A todos o que esta foto virem e descobrirem que aqui se encontrem por terem estado em Braga no ano lectivo de 1953/1954, agradeço que comentem e enviem outras fotos que possam possuir.


Desde já o nosso agradecimento.


Augusto Pereira de Castro




4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Venham daí os nomes todos de quem sabe para quem não sabe que nomes nunca são a mais caro presidente! Não fomos nunca muitos mas fomos bastantes e na referência desses nomes nos fizemos e fazemos Intituição e Carmelo e com isso história, claro, também do bem que queremos para todos, por isso salvação...

26 julho, 2008 02:26  
Anonymous Anónimo said...

Começo por lamentar a maneira como o presidente se refere jocosamente ao meu comentário anónimo, mas para sua informação, este saiu anónimo por lapso meu.
E como têm sido publicadas outras fotos, penso que esta também mereceria ser publicada. Não por mim mas sim por todos que nela constam. Quando ao presidente dizer que nela não reconhece o anónimo reclamante, assim como outros que nela constam e que já os não vê à dezenas de anos, pela parte que me toca o não me reconhecer na foto não admira, mas para sua informação, sou o terceiro a contar da direita, na mesma fila em que está o presidente. Quanto ao não nos vermos há dezena de anos, quanto a mim, não é verdade, pois estivemos juntos no encontro de Fátima, em Abril do ano de 2004. Isso só vem provar que nem todos merecem o mesmo tratamento nesses encontros.
Mas também não admira esse lapso, pois como não pertenço ao grupo dos efectivos.
Também não acho, que por o presidente sobressair na foto, dos restantes,como diz, pois estava alegre batendo palmas, não seria motivo, para a não publicação da refida fotografia.

Aí vão os nomes de alguns ex-alunos que constam dessa foto, e de alguns que chegaram a concluir o fim do Curso, mas que na altura eram alunos.

-Alcidio Monteiro F.O.Couto -Campelos - Guimarães;
-Alexandre Guilhermino Araujo -Freixiel - Vila Flor;
-Amadeu Vieira Cardoso ?
-Aníbal José Gonçalves Alves - Vieira do Minho;
-António Joaquim Saraiva
-Aristides Augusto Freixinho - Seixas - V.N.Fozcoa Arlindo Pereira de Sequeira -Brejo - S. Cipriano;
-Armando Alcino Matos de Sousa - Vilela;
-Aureliano dos Santos Proença -Numão - V.N. de Fozcoa;
-Augusto Pereira de Castro - Braga
-Domingos Emílio Matos de Sousa - Vilela -
-Gaspar José Delgado Moreira - Caseta:
-Joaquim Rodrigues Costa Gondifelos - Famalicão;
-José Ferreira da Cruz;
-José Parcídio Teixeira - Sanfins do Douro - Alijó;
-José Rafael Soares Alves - ?;
-Luciano José Terra Esteves - Poçacos - Valpaços;
-Manuel António Sampaio - Zedes - Carrazeda de Ansiães;
-Manuel Fernandes - Ribeira de Pena;
-Manuel Gonçalves Rito - Cavez - C. de Bastos;
-Manuel José Correia - Vale de Prados - M de Cavaleiros;
-Manuel Joaquim Gonçalves;
-Manuel da Rocha Gafanhão;
-Nuno João Galvão de Melo;
-Pedro Inácio de Carvalho - Franco - Mirandela;
-Pedro Aniceto Monteiro;
-Raul dos Anjos Taboada Aguieiras - Mirandela;
-Rogério Alberto Saraiva;
-Rui António Freixinho - Seixas - V.N. de Fozcoa;
-Venâncio Fernandes Ramos - Carvalho - P. da Serra;

-Miguel do Rosário Marques (Fr.)- Santa Catarina - Caldas da Rainha;
-Francisco Sabino Duarte (Pe.)- Stº. Isidro- Mafra;
-Manuel Alves (Fr.) Ribeira de Pena
-Bernardo de Jesua Silva (Pe) F.-Touça - Fozcoa;
-António Monteiro (Pe) S. Cipriano-Resende;
-José Salvador Reis (Pe.) - Cedovim-Fozcoa;
(Obs.)Eram alunos na época que foi tirada a fotografia.

Entre estes, haverá outros que não constam desta lista de nomes que foi tirada de uma outra lista dos endereços.
Nesta consta que foram alunos que começaram no Seminário em Braga.
Caso haja algum erro espero que não me levem a mal.

Manuel António Sampaio (B.F. de 53-55)

28 agosto, 2008 16:35  
Anonymous Anónimo said...

A atitude do presidente foi mais uma maneira de querer ser protagonista...

20 outubro, 2008 11:33  
Anonymous Ivan Tabuada said...

Meu nome é Ivan Tabuada (o "o" foi trocado por "u" pelo tabelião do meu nascimento) e gostaria de saber se Raul dos Anjos Taboada Aguieros é meu parente, eis que meu avô chamava-se Joaquim Manoel Taboada e era de Mirandela. Sou brasileiro e meu pai, Adolpho Taboada igualmente era de Mirandela. Antecipadamente, obrigado. Meu e-mail é ivnt@terra.com.br.

08 março, 2010 21:45  

Enviar um comentário

<< Home