Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

10 de outubro de 2012

UASP - FORUM



FORUM IDENTIDADE E MISSÃO DA UASP

Como estava previsto, realizou-se nos passados dias 22 e 23 de Setembro, no Seminário de Lamego um forum com vista a debater a identidade e missão da UASP, onde estiveram representadas dezasseis associações de antigos alunos dos seminários portugueses, congregando cerca de cem presenças.

Além das previstas no programa oportunamente divulgado, houve outras intervenções designadamente do vice.presidente da Câmara Municipal de Lamego, do Reitor do Seminário e de Sua Excelência Reverendíssima o Bispo de Lamego D. António Couto e ainda do anterior bispo da mesma diocese D. Jacinto Botelho.



Principais tópicos em jeito de conclusões:

  1. O Seminário de Lamego está aberto a todas as associações de antigos alunos para ali realizarem encontros, segundo proposta do respectivo reitor;
  2. Concluiu-se que a Igreja depois de ter investido tanto em antigos alunos dos seminários não os está a aproveitar devidamente;
  3. Afinal quem cortou os laços do seminário com os ex-alunos? Os seminários ouu os ex-alunos? De acordo com estudo feito pelo Frei Isidro Lamelas, Franciscano, 70% dos ex-alunos franciscanos estão envolvidos nalgum projecto religioso ou social e a maioria dos restantes estarão à espera de um clic por parte dos responsáveis do seminário de origem;
  4. Sendo uma importante fatia de ex-seminaristas leigos, não devem ficar à espera que os padres lhe distribuam papéis
  5. Segundo conclusão de António Vale, de Vila Real, actualmente temos um mundo mais religioso que em 1940 mas menos cristão.
  6. No domingo de manhã foram criados vários grupos de participantes que refectiram e deixaram para o secretariado reflectir acerca das propostas de cada grupo que serão divulgadas oportunamente caso a UASP o faça.

Como previsto, no dia 22 ao fim da tarde, após os trabalhos do dia, fizemos uma visita às Caves Raposeira, elucidativa quanto aos processos de fabrico do espumante e bem degustada, pela maioria, na parte final da visita. O autor destas linhas contentou-se em apreciar a paisagem que, diga-se é magnífica.

No sábado à noite houve um sarau cultural com a intervenção de dois cantores e cinco músicos, interpretando Fanhais, Zeca Afonso, entre outros, com cantigas bem a propósito nos tempos que correm.

No domingo depois do almoço tivemos visita guiada ao museu de Lamego que é excelente e, na altura, decorria ali uma exposição de tapeçarias de Portalegre. De seguida D. Jacinto Botelho conduziu-nos pelos encantos da Sé Catedral que são muitos.

Finalmente a chuva não permitiu que subíssemos à Nª Srª dos remédios como estava previsto.

Como elemento ilustrativo do evento aqui ficam alguns registos fotográficos da autoria do Evaristo.











Espero que tenham ficado com uma ideia! No entanto, para isso, nada melhor do que participar.

Obrigado.

Américo Lino Vinhais

3 Comments:

Blogger jorge dias said...

Aplaudo as conclusões segunda e terceira que me parecem terem sido durante muito tempo parte do problema de inserção dos antigos alunos dos seminários nos ministérios, quaiquer que fossem, das comunidads cristãs que frequentavam. Mas não foram só os ex-alunos,que tiveram estes problemas de integraçã. Exemplifico com um casal que tive oportunidade de conhecer na América Interior, em "OKlahoma city, no Estado de Oklahoma" onde eram católicos activos nos ministérios da sua comunidade católica. Ao regressarem à sua terra, Caldas da Raínha, apresentaram-se ao Revdo Padre da comunidade paroquial para que os integrasse em algum dos ministérios da paróquia. Nunca tiveram resposta. Abandonaram a prática cristã e fundaram com outros emigrantes e imigrantes um grupo de reflexão, leitura, apoio, inter-ajuda não confessional.

Hoje, de muitas formas e modos, sinto que os presbíteros são cada vez mais maus gerentes administrativos de uma máquina sacramental que há muito os devorou. Resta pouco mais que rotinas, rotinas e rotinas, além de que a preparação e ignorância de tantos até causam arrepios.

Acho então que a conclusão quatro, é também um bom alerta para nos chegarmos à frente mesmo que o presbítero, aparentemente, não esteja muito de acordo. Sempre que a disposição for servir e a atitude de humildade haverá ministério para realizar.

21 outubro, 2012 02:16  
Blogger AAACARMELITAS said...

Se calhar a vontade de servirem não era muita, caso contrário continuariam a trabalhar para isso.
As conclusões deixadas foram rebuscadas de algumas notas que fui tirando e, confesso, que não entendi bem todas as intervenções. Espero que a própria UASP as venha a publicar. A nota que deixei é a expressão da minha participação no forum.

22 outubro, 2012 13:52  
Blogger jorge dias said...

Como assim se continuam a servir e muito mais?

10 novembro, 2012 01:01  

Enviar um comentário

<< Home