Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

1 de julho de 2012

ENCONTRO ANUAL DOS ANTIGOS ALUNOS DO SEMINÁRIO DA ORDEM CARMELITA EM PORTUGAL
(SAMEIRO  2012)

Mensagem do Presdente da Direção da AAACARMELITAS


Boa tarde caríssimos colegas

Decorreu ontem, no Seminário Carmelita no Sameiro, mais um encontro dos antigos alunos. Embora se desconheçam ainda reacções  públicas parece-nos que correu bem.
Agradecemos a todos a sua participação quer física, quer espiritualmente.
Do evento foram recolhidas algumas imagens em filme, de não muito boa qualidade diga-se, mas que, de qualquer forma ilustram o evento. Para quem estiver interessado, os mesmos encontram-se já no YOU Tube sob o título AAACARMELITAS – Sameiro 2012/1, e depois 2, 3... etc.
Como já tem sido divulgado, alguns dos antigos alunos do Seminário Carmelita da Ordem do Carmo em Portugal têm dado alguns passos na formação de um grupo coral vocacionado para o canto religioso. Trata-se de um grupo informal que, até hoje, cantou apenas uma missa de casamento em Santo Tirso.
Surgiu também a possibilidade de cantar uma outra na região de Vila Real, no próximo dia 9 de Agosto. Está claro que para isso haverá a necessidade de  fazer alguns ensaios, tendo-se aproveitado as últimas missas dos encontros para isso.
Enquanto decorria a missa, porque se encontrava presente um membro da Confraria de Santa Maria Madalena, que amavelmente nos cedeu gratuitamente as instalações da Igreja, ocorreu-nos agradecer a amabilidade de outra forma: propor que os antigos alunos que ali tantas vezes cantaram missas, cantassem a missa festiva de Santa Maria Madalena, no próximo dia 22 de Julho, às 10 horas. Proposta que foi aceite com satisfação pelo aludido representante.
É com este propósito que se convidam todos os antigos alunos a participarem nessa missa, apelando também aos que melhor se exprimem cantando, para que ali estejam às 9 horas para se proceder a um pequeno ensaio, que servirá também para a missa que cantaremos em Vila Real.
Um abraço.
A. Lino Vinhais
Presidente da Direcção



10 Comments:

Anonymous EL CANTANTE said...

Lá estarei às 9 horas, para dar o lamiré à minha voz de tenor, mais gasta e rouca.
Gostei de rever os meus caros amigos!Foi bom o convívio de ontem, mas precisamos de chamar outros , para sermos muitos.
Por acaso pude comparecer, a este encontro,no Sameiro, porque estou de férias, até ao dia trinta pfº.
Não tenho podido acompanhar o Blogue, infelizmente, mas parece-me que o amigo Jorge Dias, também já não aparece, é uma pena!
Abraços amigos

01 julho, 2012 22:26  
Blogger Anonimus said...

O Abraço que te dou AUGUSTO, o recebi ...

Um sincero abraço de amizade, é para todos uma vital necessidade...
Um abraço dado com emoção, aquece o mais frio coração...
Um abraço dado com sinceridade, transmite um quê de felicidade,
é disso que todos temos necessidade...
Com certeza, uma amizade é a ponte que nos une à felicidade...
A vida dá-nos motivação, alegrando o nosso coração...
Amizade, rima com fraternidade, e também com sinceridade,
sendo uma amizade de qualidade, a sua melhor rima é com reciprocidade...
Uma verdadeira amizade começa no nosso interior,
transportando o seu calor, e levando alegria e felicidade...
Amizades são tão necessárias para a vida,
que lhe devemos dar a atenção devida,
considerando-as como o ar que respiramos...
Aquele abraço amigo, aquela conversa carinhosa,
é algo que não se adia...
Não se espera para dizer quem se estima,
ou para expressar carinho e amizade,
na oportunidade...
Aproveito enquanto posso, falar dum especial carinho,
e que num abraço, faz da amizade o melhor caminho...

01 julho, 2012 23:35  
Anonymous Anónimo said...

Parece que o encontro do Sameiro, no ppº. sábado, não foi lá grande pistola... Ficou tudo calado, nem dão notícias à malta de longe que não teve possibilidade de estar presente.
Escrevilhem qualquer coisas, rapaziada.

03 julho, 2012 12:48  
Anonymous Antonio Costa said...

Por agora, ha algumas(embora poucas) fotos na Tertulia Carmelita, mas havera bastantes registos fotograficos do evento, que esteve bastante animado.E que o Evaristo e companhia nao nos deixaram passar fome nem sede!!!!!

03 julho, 2012 13:04  
Anonymous Antonio Costa said...

Por agora, ha algumas(embora poucas) fotos na Tertulia Carmelita, mas havera bastantes registos fotograficos do evento, que esteve bastante animado.E que o Evaristo e companhia nao nos deixaram passar fome nem sede!!!!!

03 julho, 2012 13:04  
Anonymous Anónimo said...

No YOU Tube, para onde aponta o Lino Vinhais, há filmes, sr anónimo. E muitos. Dê uma espreitadela.

03 julho, 2012 18:20  
Anonymous Anónimo said...

Eu não sei ir ao Tu bias, como chego lá?
Para entrar aqui, vejo-me grego...

03 julho, 2012 19:31  
Anonymous Anónimo said...

escreve em pesquisa Google AAACARMELITAS - Sameiro 2012
Um abraço

03 julho, 2012 21:31  
Anonymous Mário Neiva said...

Sameiro-Falperra- 2012

Este é o famigerado ano do fim do calendário Maia e muitos viram neste acontecimento a consumação de todos os maus presságios, associados ao fim de uma e começo de outra era.
Nem os próprios Maias terão imaginado que não lhe veriam o anunciado apocalipse…
Para desilusão dos que fizeram ecoar, e ribombar mesmo, por livros e palestras, a voz dos terríveis presságios, acabaremos por viver a normal caminhada de mais um ano, venturoso para muitos e desgraçado para demasiados seres humanos.
No final deste 2012, como em todos os outros anteriores, nada ficará como dantes, para o melhor ou para o pior. E sempre foi assim, no decorrer na nossa infindável história humana, agora que a podemos olhar cada vez mais em extensão, profundidade e verdade.
Também nós, os "associados carmelitas", que por um ou uns poucos de anos partilhamos a aventura da vida, nos seminários da Falperra e do Sameiro, cumprimos o calendário que podemos baptizar de “carmelitano”, feito de uma era de um ano só. E se alguém fez presságios de “fim de mundo” para esta nossa curta era, falhou tanto como os agoirentos do calendário Maia, como pôde testemunhar a mesa partilhada de mais de setenta presenças de ex-alunos, familiares e amigos.
O presidente da associação e os seus colaboradores na direcção estavam radiantes. O entusiamo faz nascer projectos, como aquele anunciado nesta postagem. É caso para continuarmos a afirmar que há vida até morrer e, mais do que isso, que todos os anos são oportunidade de renascimento.

Velhos, são mesmo os trapos.

Eu trouxe, gravadas na mente e no coração, as palavras mais significativas que ouvi neste encontro de 2012, saídas da boca e do peito caloroso do presidente da Assembleia Geral, o Joaquim Vilela, em discurso fluente, elegante, sério e também jocoso: “ ESTAS HORAS SÃO PEDACINHOS DE VIDA”.

Foram a sobremesa perfeita, na refeição da nossa amizade.

“Pedacinhos de vida”, sim, caro Vilela, porque todos sabemos que a nossa vida de todos os dias é uma realidade muito mais vasta, de encontros e desencontros, de sonhos conseguidos e de inevitáveis frustrações.
Nestes “pedacinhos de vida”, porém, pudemos sentir que foram aproximação e amizade concretizadas. E as tuas palavras quiseram exprimir e realçar isso mesmo.

Cada um vem da sua terra mais próxima ou mais distante, por estradas que o peso da idade torna mais longas. O tempo de convívio é curto e todos já percebemos que temos de aproveitar bem as “entradas”, o “prato principal” e a “sobremesa”. Estou a falar, metaforicamente, do almoço e da despedida, logo ali no Sameiro, ou mais tarde na missa da Falperra.
Sinto que temos de dar uns “retoques”, com vista a aperfeiçoar estes momentos essenciais do encontro anual. Sugeria, por exemplo, que alguém recebesse expressamente cada um dos que vão chegando, num aperto de mão, num abraço ou num beijo; que uma canção alegre e apropriada ao momento fosse lançada no ar pelo nosso coro em formação, no exacto momento em que nos sentamos à mesa; e, porque não, assinalar o fim do repasto com a alegria da música?
O meu sonho era mesmo fazer da realidade destas “horas que são pedacinhos de vida” a eucaristia de outrora dos antigos cristãos, que os seus herdeiros reduziram a uma quase inexpressiva “missa”.

04 julho, 2012 08:32  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns a todos: organizadores, participantes e até aos ausentes que se revejam na aaacarmelitas.
É destes convívios, espaços de confirmação de amizades, que este miserával mundo - no que ao homem respeita (louvem-se as honrosas excepções)- precisa; continuem que estão a caminhar muito bem.

13 julho, 2012 18:42  

Enviar um comentário

<< Home