Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

1 de junho de 2012

ENCONTRO CULTURAL NO PORTO


1 Comments:

Anonymous Américo Lino Vinhais said...

Mais dois passeios ocorreram ontem e hoje pelas ruas da cidade do Porto. Por curiosidade também estiveram presentes ex-alunos do Seminário da Ordem do Carmo em Portugal: Eu próprio, o João Martins e o Pe Ruben, da Paróquia da NªSrª da Conceição que foi o seu grande orientador.
Ontem (dia 31 de Maio) foi uma monumental procissão em honra de Nª Srª de Fátima, pelas ruas centrais da cidade do Porto, com vários milhares de pessoas. Hoje, 1 de Junho, uma via-sacra exactamente a percorrer as mesmas ruas, com menos gente, mas muita concentração e admiração pela qualidade interpretativa de cada uma das cenas da Paixão de Cristo, quase todas elas com quadros vivos a representar cada um dos passos da paixão e morte, representando um deles mesmo a morte de Cristo e dos dois salteadores com ele crucificados. Cenas fortes. Muita emoção e espanto dos participantes na Feira do Livro. Muita gente se cruzou connosco indiferentes, mas muitos ficavam a olhar nos passeios e a bater muitas fotografias.
Como disse D. Manuel Clemente a encerrar a cerimónia: O que faz tanta gente, dois mil anos depois dos factos, acorrer a um evento deste tipo, cuja história estamos já fartos de saber?
Esta Via Sacra integrou-se nas jornadas da Juventude e Família (Juventude que foi o tema central de muitas reflexões ao longo da jornada) hoje inauguradas nesta ciadade do Porto, que continuam amanhã no Seminário de Vilar com conferências e variedades e à noite na Igreja da Trindade com muita Juventude. Domingo às dez da manhã haverá uma missa no Palácio de Cristal onde muitos casais celebrarão 1, 5, 10, 20, 25, 30, 50 e mais anos de casamento. Poderá ser interessante para quem possa e uma visita a esta cidade é sempre uma redescoberta.

Américo Lino Vinhais

02 junho, 2012 01:07  

Enviar um comentário

<< Home