ASSEMBLEIA GERAL E ENCONTRO ANUAL
DOS ANTIGOS ALUNOS DO SEMINÁRIO DA
ORDEM CARMELITA EM PORTUGAL
FÁTIMA - MARÇO DE 2012
Nota Informativa
Conforme estipulam os estatutos, realizou-se no passado fim-de-semana, em Fátima, a Assembleia-Geral Ordinária da Associação dos Antigos Alunos do Seminário Carmelita em Portugal como, aliás, será do conhecimento de todos.
Em números redondos concentraram-se cinquenta pessoas, embora nem todas estivessem na assembleia-geral.
Além da aprovação das contas, aprovou-se também o plano de actividades para 2012/2013 como se dará nota na acta respectiva, bem como o ingresso da nossa Associação na UASP – União dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses.
Contudo foi a segunda parte da Assembleia-Geral que valeu por muitas, tendo em conta as emoções decorrentes.
Efectivamente aproveitou-se esta assembleia para assinalar a brilhante participação na AAACARMELITAS do ex-aluno Augusto Manuel Matos Pereira de Castro, não só na qualidade de simples sócio mas também de Presidente da Direcção que foi por muitos e bons anos, conferindo-lhe o grau de sócio honorário.
E foi, digamos assim, esta elevação “por causa de honra” e “por causa de muito trabalho e dedicação” que a assembleia acabou por lhe tributar uma justa homenagem, bem documentada e ilustrada pelos repórteres de imagem António Costa, Evaristo Domingues e Domingos Coelho.
Essa homenagem iniciou-se com uma proposta da direcção nesse sentido que foi aprovada por unanimidade e aclamação, tendo-lhe sido entregue não só a proposta como também um novo cartão de sócio que documenta o evento.
De seguida foram vários os oradores que não regatearam elogios ao homenageado, destacando-se uma mensagem previamente gravada na Holanda pelo ex-aluno Fernando Venâncio que a todos emocionou.
No final da assembleia a direcção oferereu-lhe uma fotografia emoldurada do casal, tendo sido o presidente da Assembleia-Geral a entregá-la, não lhe tendo sido entregue outra lembrança naquele momento para que todos os participantes no encontro pudessem testemunhar o momento.
A homegagem continuou ao longo da eucaristia que se iniciou logo a seguir à assembleia, que constituiu também, ela própria, a sua continuação agora acompanhados da adequada espiritualidade.
No final da eucaristia, e agora na presença de todos os participantes, foi-lhe oferecida uma nova fotografia, também emoldurada e com uma placa de prata com os devidos agradecimentos da AAACARMELITAS, tendo sido entregue à D. Jorge um também merecido ramo de flores. Mais uma vez muitas emoções.
Materialmente foi uma festa pobre mas foi uma festa de emoções que certamente ficará gravada na memória do tempo.
Poderíamos ser mais a obsequiar-lhe as honras adequadas, mas muitos, por vários motivos e, espero, adequados motivos, não puderam estar presentes. No entanto realça-se, além das intervenções de vários oradores que as fotografias identificam, as mensagens escritas do Arlindo Gameiro, do Ramos da Silva, do Fernando Barbosa, do Acúrsio Salomé, do Mário Neiva, do Abreu Pereira e do Arie Kallenberg (Pe. Pascoal), perdoem-me se esqueci alguém.
Àqueles que não puderam estar, sugere-se que transmitam ao Augusto o seu agradecimento por tanta dedicação à causa. Nunca é tarde.
Porto, 30 de Março de 2012
Américo Lino Vinhais
(Presidente da Direcção)
(Documentário Fotográfico)
3 Comments:
E eu que nâo pude estar nem no encontro nem na homenagem ao Augusto. Fica aqui o meu abraço e votos de muitas presenças nos nossos encontros, onde vale mais o carinho dos teus amigos e admiradores, que as "bengalas" que te servem de amparo.
Mário
Foi um encontro muito bom,assim como a homenagem ao Castro,no meu entender,bem merecida,mais uma vez, obrigado Castro. Cahetas.
Isso sim!... Comem que nem abades!...
Enviar um comentário
<< Home