Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

27 de outubro de 2008

BODAS DE OURO DA ENTRADA NO SEMINÁRIO MISSIONÁRIO CARMELITA

BODAS DE OURO DOS ALUNOS QUE ENTRARAM EM 1958 NA FALPERRA

Decorreu no passado dia 25/10/2008, na Falperra, as comemorações dos 50 anos do curso que entrou no Seminário Carmelita da Falperra em 1958.
Após a concentração em frente à capela do antigo Seminário, a partir das 10 horas, foi celebrada, com início às 11,30, uma eucaristia presidida pelo Revdº Padre António Monteiro, O. Carm., em que esteve também presente o Frei Manuel Alves, O. Carm., além de todos os participantes na festa. Foi uma Eucaristia que quase se poderia considerar solene, já que todos os participantes tomaram parte activa nos cantos com as suas vozes afinadíssimas, orientados pelo Bessa, que acedeu tomar a seu cuidado a organização dos cantos. Na oração pelos que já partiram para a eternidade, foram recordados de uma maneira especial os alunos do curso de 1958 já falecidos: António Agostinho Nozes Salgado, Arnaldo Tenreiro Batista, Constantino José Pinto, José Carlos da Rocha Ferreira, José Manuel Fernandes e Manuel Pinto Esteves; e, de modo geral, todos os professores e antigos alunos que já partiram. Também a saudação da paz foi digna de registo dada a forma efusiva e fraternal como todos se saudaram na paz de Cristo. E não podemos esquecer a emoção com que se cantou o "Flos Carmeli"!
Após a missa houve o almoço no Restaurante ao lado (Restaurante Dona Júlia), onde, além da refeição, se foram pondo as conversas em dia. Por fim e para se terminar o dia em grande, antes da abalada, fomos visitar o Hotel da Falperra, instalações do antigo Seminário Missionário Carmelita. Deu gozo recordar os diversos locais onde estivemos há tanto tempo (salas de aulas e estudo, refeitório, recreios, campo de futebol, etc.), nessa altura tão modestos, agora modificados e tão luxuosos...
No ano de 1958 entraram no Seminário 20 alunos. Estiveram presentes agora apenas 7 ( Agostinho Amorim, Antenor Vaz, António Esteves Ferreira, Emídio Januário, Francisco Rodrigues, Hilário Rocha, e Gonçalo Ferreira). Faleceram os 6 acima referidos e, dos restantes 7, dois( Delfim e Manuel Neves) não puderam vir mas mandaram saudações, enquanto dos restantes não tivemos qualquer contacto.
Escusado será referir a alegria que todos sentiram por se reverem novamente, pois alguns nunca mais se haviam encontrado desde a saída do seminário.
Não podemos deixar de agradecer a todos os que, não sendo do ano de 1958, se quiseram associar ao evento e nele participaram, uns sozinhos, outros acompanhados das esposas e amigos e, de um modo especial, ao Padre António Monteiro, O. Carm., e Frei Manuel Alves, O. Carm., pela Eucaristia; ao Bessa pela organização dos cantos da missa; ao Castro pelo apoio prestado. Também queremos agradecer ao Francisco Rodrigues que, a expensas suas e num acto de generosidade, quis oferecer a todos a refeição, pagando a totalidade da despesa ao Restaurante. Muito obrigado, Francisco. Face a esta generosa atitude, vai ser entregue à Associação dos Antigos Alunos, a verba que os demais deram para pagar e que não quiseram receber de volta.
Terminamos com um apelo e encorajamento aos alunos de 1959 para que também eles não deixem morrer esta tradição e que para o ano organizem também a sua festinha!
Saudações para todos.

Emídio Januário




FOTO DE FAMÍLIA DO GRUPO QUE PARTICIPOU NA CELEBRAÇÃO DAS BODAS DE OURO DOS ANTIGOS ALUNOS QUE ENTRARAM NO SEMINÁRIO NO ANO DE 1958




1 Comments:

Anonymous jorge dias said...

Caríssimos, satisfeito por nos revermos. Participai que, também por aqui, nos revemos e animamos.

28 outubro, 2008 15:25  

Enviar um comentário

<< Home