Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

18 de maio de 2007

Comentários


É sempre com agrado que vemos comentários, no nosso blog - de todos os antigos alunos e dos que estão, de algum modo ligados à Ordem do Carmo em Portugal. Apesar de sabermos que já se ultrapassaram as 4000 visualizaçãoes do blog, sabe sempre bem ver comentários, pois tal facto é sinal de que há, efectivamente, interessados, do outro lado, em dar a sua colaboração e em mostrar que sentem que este blog também é deles, o que é rigorosamente verdade.









O último comentário que ontem apareceu era da autoria do Amaro Alves, Vogal da Direcção da nossa Associação de Antigos Alunos da Ordem do Carmo.
E, como ele referiu que estivera em S. Miguel - Açores (local onde vou de vez em quando), na Festa do Senhor Santo Cristo, não quis deixar de ilustrar o seu comentário, com estas fotos que dizem respeito, exactamente, à referida Festa. Assim aqui vos deixo, depois das fotos, com o comentário do Amaro Alves, que muito nos agradou a todos, até pelas experiências que viveu.


para aaacarmelitas@gmail.com
data 18/05/2007 15:21
assunto [Antigos Alunos da Ordem Carmelita] Novo comentário em C O N H E C E S ?.


Fui hoje ao blog ver as novidades. Parabens por nos mostrares as paisagens sempre belas de Trás-os-Montes e Douro. Conheço e não me canso de voltar sempre lá. Estive estes dias nos Açores - S. Miguel (tenho um filho lá a morar e trabalhar) e assisti às festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Foi bonito e tocou-me profundamente a fé e religiosidade daquelas gentes.

Um abraço do Amaro Alves


3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então seu Amaro, esteve nos Açores e não disse nada... mas sabia o contacto.... vou lembrar (jorge23dias@sapo.pt) e 919588685. A festa do Senhor Santo Cristo, adorado na imagem do "Ecce homo" de Pilatos, é um dos pontos altos e mais significativos da religiosidade e vida do Micaelense (habitante de São Miguel) de par com o culto à terceira pessoa da Sma Trindade, o Espírito Santo. Em Portugal só Fátima tem mais grandiosidade. Cá te espero. Jorge Dias

11 junho, 2007 14:15  
Anonymous Anónimo said...

olá amigos...
A fotografiaos caminheiros não é da festa do Senhor Santo Cristo. Com a devida vénia, reporta-se a um acontecimento religioso muito significativo e único de São Miguel, a ROMARIA. Remonta aos tempos das primeiras grandes crises sísmicas e vulcanológicas vividas pelo povoadores apresentadas pelo clero como castigo do pecado. Hoje ninguèm acredita nisso, mas as pessoas entendem que é uma forma excelente de manifestação da sua fé e da sua religião e tem conquistado participanates em extractos culturais evoluidos. O participante na Romaria denomina-se Romeiro e o grupo de Rancho. A deslocação pela Ilha em caminhada faz-se sempre a rezar o terço e o grupo é orientado por um romeiro que se denomina de Mestre. Durante a caminhada as pessoas que vão aparecendo pedem orações por intenções e o mestre toma nota e vão rezando.Cada Romeiro leva numa mochila com alguma roupa e comida, um xaile com que se agasalha, um lenço com que cobre a cabeça do frio ou chuva, um bordão e um terço.
As pessoas entendem que a Romaria lhes marca as vidas, pela metanoia, mudança de vida, que ocorre. Já vem gente do continente. Do estrangeiro, emigrantes, vêm já com ranchos inteiros e tudo organizado.
Quem quiser participar eu estabeleço "links". Por mim prefiro mais animar comunidades com o canto....Imaginem os que me conhecem...Mandem coisas lindas... Jorge Dias

13 junho, 2007 00:50  
Anonymous Anónimo said...

Adenda à Fotografia dos Romeiros
As romarias só ocorrem durante a quaresma. A duração da Romaria para cada rancho é de sete dias. Jorge Dias

13 junho, 2007 13:12  

Enviar um comentário

<< Home