Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

8 de maio de 2007

Viagem Às Origens - continuação...

Na caminhada que nos propusémos, um dos locais por onde pretendíamos passar era Mogadouro, para visitar alguém que sempre apoiou a Associação de um modo singular, com um contributo monetário, sempre muito generoso: o Fernando Bártolo! Mas, do Domingos Coelho, idealizador e principal mentor desta jornada de dois dias, fica o testemunho sentido:

Como podes observar, passei na tua terra. A terra que te viu nascer é linda! Pensei encontrar-te para te dar um abraço mas, por motivos que que não interessam para aqui, foi-nos impossível dar-te esse abraço. Encontrei o Casimiro em Bragança. Como sempre, recebeu-nos com simpatia "mais que nunca", a quem ficamos a dever mais "amizade". Em Mogadouro passamos na casa do Fernando Bartolo que, estando a recuperar de intervenção cirúrgica, não deixou de nos franquear as portas. As melhoras, Amigo! Cumpri, assim, um antigo desejo de conhecer um antigo aluno que "Nunca" esqueceu a sua Associação. O "tempo" não ajudou a encontrar outros que constavam da nossa agenda mas, teimosos como somos, pode ser que, na próxima, te encontre. Já agora, facilita-me a vida e envia-me o teu nº de telf. móvel ou fixo. Eu volto!... Domingos Coelho

Apesar de bem marcada com sete tiros, aqui fica a imagem da placa toponímica de Mogadouro a provar a nossa entrada pela estrada que vem de Miranda do Douro.


Vista parcial da cidade de Mogadouro

Uma imagem da casa do Fernando Bártolo, vendo-se a esposa (e o seu guardião canino) que muito carinhosamente nos acolhera.


Também passámos por Carviçais, mas aqui não encontrámos quem quer que fosse que aí tivesse nascido e que tivesse sido nosso companheiro de seminário. Mas, de dois desses já falámos antes.


E aqui chegámos, a Torre de Moncorvo, ao Carmelo da Sagrada Família, em cuja igreja, em 2005, eu gostaria de ter entrado, mas não tendo conseguido que me franqueassem as portas.
Desta vez usámos uma estratégia diferente. Fizémo-nos anunciar com pompa e circunstância pelo telefone(rs,rs). Fomos recebidos com muito carinho e atenção por parte das religiosas, a Madre, pela Irmã que nos abriu as portas da igreja e pela Mestre de Noviças (creio que era). Do evento damos notícia fotográfica.
Abaixo é a legenda que se encontra dentro do locutório.

Aqui vemos o Domingos Coelho em franco e celestial colóquio Com a Madre Superiora.



Aqui, a imagem do Interior da Igreja do Mosteiro da Sagrada Família de Moncorvo da Ordem Segunda do Carmo.



Aqui, à esquerda a esposa do Domingos Coelho, A Lourdes e à direita a esposa do Augusto Castro, a Maria Jorge, com a Irmã que nos franqueou a porta da Igreja e nos mostrou também a sacristia e anexos para os sacerdotes.



Vista exteior do Mosteiro obtida á saída.


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Com Maria e Jesus, eu, seu irmão, concebido sem pecado, e igualmente me arrogo de puríssimo, porque esta é a condição deificante que ele me deu antes de nascer e de que não abdico como carmelita e irmão também de Sua mãe.

10 julho, 2007 02:39  

Enviar um comentário

<< Home