Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

12 de maio de 2007

Viagem Às Origens - continuação...

Por proposta e a convite do Domingos Coelho, Tesoureiro da Associação dos Antigos Alunos da Ordem do Carmo em Portugal, [dando satisfação a uma antiga proposta sua, de cada um dar à Associação, para publicação, uma pequena história da sua terra de origem-com foto-], fomos dar uma volta por Trás-os-Montes, a fim de visitar algumas das terras de onde são originários antigos alunos da ordem do Carmo em Portugal.
E, para começar, rumámos a Bragança, para daí fazer uma espécie de ponto de partida para as nossas andanças. ...












Aí chegámos por volta das 12,30h do dia 30 de Abril de 2007, onde fomos recebidos pelo Casimiro Fernandes que a nós se juntou e nos presenteou com um excelente almoço onde pontificou a célebre posta de Miranda e com quem trocámos impressões sobre o nosso projecto.


Rvisitada a cidade depois do repasto e com os abraços e beijinhos da praxe, lá fomos nós a caminho das origens da Ordem do Carmo em Portgual: Miranda do Douro. É que, para quem não sabe, foi em Miranda que existiu o primeiro Seminário Missionário Carmelita que, depois, transitou para Braga, depois Falperra e, actualmente Sameiro.
A Lurdes (esposa do Coelho) e a Mª Jorge, minha esposa, contemplando a maravilhosa paisagem serrana, numa das nossas pausas a caminho de Miranda do Douro.
Este vosso Amigo, apanhado de surpresa na apreciação da paisagem, depois de ter feito algumas fotos .
Em vimioso e à saída da cidade - já muito desenvolvida e bonita, deparámos com este belo rebanho de ovelhas que nos chamou a atenção. Na imagem seguinte verão porquê.
Pois é, é assim mesmo que a natureza se reproduz, como diz a Bíblia, "e nonono cobriu nanana e esta deu à luz n1n1n1. Assim funciona a natureza em toda a sua beleza

Passámos numa localidade muito bonita (Malhadas) já mirandeza de onde registámos alguns apontamentos que aqui reproduzimos.


Uma placa toponímica característica das localidades e cidade de Miranda: O largo da Cruz de Verónica.
E assim chegámos a Miranda do Douro. Ir a Miranda e não ver o DOIS, é exactamente a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa. Mas o que é certo é que a população mais nova de Miranda já nem a isso liga. Só mesmo os veteranos. Asim é que a primeira coisa que eu fiz foi desafiar o meu companheiro de viagem para que identificasse o DOIS de Miranda (do lado de espanha mas que só se vê do lado de Portugal). E ele, tão depressa o fez como depressa o fotografou. Assim, aqui fica uma foto mais abrangente da zona do DOIS e outra(a dele) que foca nitidamente o DOIS. Tás a ver? Se não estás a ver, és cegueta.. E mais não digo.



Esta imagem encontra-se na igreja da Misericórdia de Miranda do Douro. Pela beleza do conjunto aqui o reproduzimos.
No espaço destaques, neste blogue, pusémos uma foto de um documento que nos pareceu interessante reproduzir para informação de todos.
Frontaria da Sé de Bragança que se reproduz em imagem completa e em toda a sua imponência, em destaques.

Imagem da antiga fortaleza de Miranda

Vista parcial de Miranda, vendo a sé ao fundo à esquerda.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Santíssima Trindade. Se perguntarem, eu digo por que digo o que comento. E se não? Se não, não digo.

10 julho, 2007 02:33  

Enviar um comentário

<< Home