Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

3 de junho de 2006

ACTA DA ASSEMBLEIA GERAL (Março 2006)

No primeiro dia do mês de Abril do ano de dois mil e seis, pelas dezassete horas e dez minutos, reuniu, na Casa Beato Nuno, em Fátima, em Assembleia Geral Ordinária, a Associação dos Antigos Alunos do Seminário da Ordem Carmelita em Portugal, sob a orientação do presidente da Assembleia Geral Vilela e com a presença de mais vinte e seis associados, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Apresentação, discussão, votação e aprovação do Relatório de Contas e de Actividades de 2005;
Ponto 2 – Encontros; e,
Ponto 3 – Assuntos Diversos.

Antes da ordem de trabalhos foi observado um minuto de silêncio pelo falecimento de dois colegas, após o que se seguiu a leitura da acta da última Assembleia-geral cujo conteúdo foi aprovado por unanimidade. Logo a seguir aproveitou-se o momento para justificar algumas ausências por motivos de força maior.
Iniciada a ordem dos trabalhos, entrou-se no Ponto 1 que, após alguns esclarecimentos por parte do Presidente da Direcção, designadamente acerca do resultado positivo do exercício que se deveu sobretudo à venda das camisolas que no ano findo o Coelho ofereceu à Associação, conduziu à aprovação por unanimidade do relatório de contas. No entanto antes da aprovação das contas o presidente da Direcção no uso da palavra referiu que o vínculo é feito exclusivamente por ex-alunos e é disponibilizado na Internet. Anunciou a criação de um blog da Associação e incitou os presentes a participar activamente na sua elaboração. Foi então que o Presidente da Assembleia alertou que havia concedido a palavra apenas para falar do relatório de contas. Esclareceu ainda o presidente da direcção que apenas 30 ex-alunos pagaram as quotas num universo de 300, embora apenas se conheça o endereço de 174 e que o vínculo custa actualmente cerca de 18 a 20 cêntimos e o seu envio cerca de 30. Ainda relacionado com as contas o Coelho referiu que os que pagaram as quotas pagaram mais do que o devido e agradeceu.
Foi então introduzido pelo Presidente da Assembleia o Ponto 2 da ordem de trabalhos, dando a palavra ao presidente da direcção que referiu que a assembleia deveria nesse dia decidir sobre o local onde será realizado o encontro anual. Propôs à assembleia, tendo em conta que Junho é um mês complicado para o efeito designadamente por força das inúmeras festas populares e familiares e Novembro é mau pela lotaria do tempo que poderá fazer, propôs o mês de Maio para o encontro anual e o segundo domingo de Fevereiro para a Assembleia Geral pois os Estatutos assim o permitem e a Casa Beato Nuno também. Embora de uma forma ordeira e controlada pela mesa gerou-se alguma confusão sobretudo contra a proposta que alguns consideraram inaceitável, embora todos tivessem em comum a vontade de trazer o maior número de pessoas aos encontros. A determinada altura a própria mesa avança com uma proposta de englobamento no encontro anual que seria realizado em Setembro da festa comemorativa dos 50 anos da entrada para o seminário dos ex-alunos que ocorreu em 1956, mas a proposta foi retirada pois não colheu consenso gerando até algum desconforto por parte de alguns. Após muita discussão decidiu-se que seria posta à votação uma proposta de manutenção da Assembleia-geral que se tem vindo a realizar em Fátima 15 dias antes da Páscoa da qual resultou que 19 defendem a manutenção, 3 abstiveram-se e 2 votaram contra.
Aprovado o local e data da realização da Assembleia Geral decidiu-se escolher então o local do 2º encontro estatutário, que gerou também alguma controvérsia, tendo em conta que qualquer das datas e locais aventados têm prós e contras, quer pela realização de festas ou períodos de férias quanto às datas quer pela existência de mais ou menos alunos na área deste ou daquele local. Então a Direcção, porque o encontro de Maio estava indexado à realização em Fevereiro da Assembleia Geral, retirou a proposta de Maio e propôs que o encontro se realizasse num dos sábados de 10 ou 17 de Junho de 2006, no Sameiro. Posta à votação foi aprovada sem votos contra e apenas com uma abstenção.
Posto à discussão o Ponto 3 da ordem do dia foi dada a palavra ao Pe Chico, que referiu que no último Capítulo da Ordem surgiu uma proposta de unificação dos vários órgãos de comunicação Carmelita, cuja vinda a público ocorreria três a quatro vezes por ano. A revista Família Carmelita é já uma experiência de unificação. Essa nova publicação integraria algumas páginas da responsabilidade da associação, tendo em vista uma maior união e conhecimento mútuo. Cada número custaria cerca de € 2,00. Anunciou que, quem o desejasse poderia no final da reunião assinar desde já a revista. Apareceram algumas vozes discordantes sobretudo porque a revista tem carácter religioso e poderia não agradar a alguns ex-alunos. O Augusto referiu que detesta o actual formato do vínculo e até concorda com a proposta da Ordem pois o que esta propõe é apenas que se reuna num único documento os artigos de fundo de cada um dos órgãos. O Vínculo continuaria a existir em formato diverso mas com maior periodicidade, pelo que concorda com a proposta da ordem, embora defenda que a Associação deva continuar a ter o seu Órgão e propôs até que cada um contasse uma história da sua terra e a enviasse para ali ser publicada. Dada de novo a palavra ao Pe Chico este referiu que não estão em causa valores económicos e o que é importante é que as pessoas se conheçam melhor e a unificação de órgãos de comunicação é um grande passo nesse sentido. Posta à votação foi aprovada por unanimidade.

E não havendo mais nada a tratar, o presidente deu por encerrada a reunião, da qual se lavrou a presente acta, que vai ser assinada por ele e por mim, secretário, que a escrevi.
Américo Lino Vinhais

3 Comments:

Blogger ROSALINODURAES said...

Ai!.. como é bom sermos amigos;
Apetece-me indexar este artigo ao do nosso amigo,Arlindo Gameiro, de 21/05/2006.
Vamos mas é todos ao Sameiro....

03 junho, 2006 18:43  
Anonymous Anónimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

21 julho, 2006 08:30  
Anonymous Anónimo said...

I find some information here.

23 julho, 2006 03:35  

Enviar um comentário

<< Home