Nome:
Localização: aaacarmelitas@gmail.com, Portugal

1 de maio de 2008

ENTREVISTA DO PE GERAL DA ORDEM DO CARMO

Entrevista concedida pelo Pe Geral da Ordem do Carmo, Revdº Pe. Frei Fernando Millán Romeral, O. Carm., no dia 5 de Abril de 2008, aquando da realização do Encontro do Laicado Carmelita da Região Ibérica, na Casa Beato Nuno, em Fátima, Portugal, entre os dias 4 e 6 de Abril de 2008.

AAA:
Pe Geral, gostaríamos de lhe pedir:
1 - Que envie uma mensagem aos Antigos Alunos Carmelitas,
2 - Em segundo lugar, que faça um desafio aos mesmos Antigos Alunos, membros da Associação dos Antigos Alunos da Ordem Carmelita em Portugal;
3 - Que nos visite e participe, connosco, no Encontro de 2009, que é o da Assembleia-geral, que se realiza 15 dias antes da Páscoa, no Domingo chamado Quinto Domingo da Quaresma.

Revdº Pe Geral:
Muito bem! Infelizmente eu não falo bem português. Falarei espanhol. Penso que todos poderão entender.
- A mensagem é, sobretudo, uma mensagem de carinho, uma mensagem de afecto fraterno. Creio que é uma coisa muito bonita esta Associação de Antigos Alunos Carmelitas, que se sentem, plenamente, membros da Família do Carmelo. Então, essa mensagem de ânimo, de apoio e de afecto fraterno dentro da Família Carmelita.
- A respeito do repto, do desafio para os Antigos Alunos Carmelitas, eu diria que esse desafio é duplo:
1 – Eu direi em primeiro lugar que vivam o Carisma Carmelita no meio do mundo, no meio do trabalho, da família, da vida social, no meio das dificuldades. Viver esse espírito da Carmelo, de profundidade interior, de devoção Mariana; que saibam fazê-lo carne, que saibam encarná-lo no mundo, no mundo real, na vida real.
2 – Em segundo lugar, um segundo desafio é que mantenham esse forte vínculo, essa união, tão forte que é, com a Família Carmelita; que sigam em contacto com o Carmelo; que eles são Carmelitas no sentido pleno da palavra, Carmelitas Seculares, e que mantenham, pois, esse espírito para que, entre todos, construamos a Grande Família do Carmelo, neste caso, em Portugal.
- A respeito do convite para participar no Encontro, tenho que dizer que a minha vida, agora, está nas mãos de Deus e nas mãos do Secretário-geral, porque o Pe Geral visita todos os Capítulos Provinciais… no Brasil, nos Estados Unidos, na Indonésia, nas Filipinas… e, então, se nessas datas eu estiver livre, ou puder jogar com datas, virei com muitíssimo gosto; encantar-me-ia poder compartilhar convosco esse Encontro. Se for possível no ano de 2009, será em 2009, senão, será no ano de 2010; mas ficaria muito contente em poder compartilhar convosco esse Encontro.
AAA:
Nós vamos enviar-lhe o convite, oficialmente, para a Cúria Generalícia e, depois, ficará a saber, exactamente, o dia do mês que é e o programa que nós temos e, depois, terá a bondade de nos dar a resposta, para podermos contar consigo e anunciar a sua presença.
Revdº Pe Geral:
Estupendo! Ânimo! E sigam caminhando no Carmelo!
AAA:
Muito obrigado pelas suas palavras e até sempre, e sucesso no seu mandato.
Revdº Pe Geral:
Muito obrigado!
(Nota: Tendo sido uma entrevista falada, no texto escrito foram feitas algumas correcções de linguagem).

(Obs:O registo falado da entrevista, encontra-sepublicado em outra postagem antgerior neste mesmo blog)







2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Obrigado irmão primeiro do Carmelo pelo arrojo e modernidade da sintonia. Contarás comigo, mesmo anónimo, porque longe a levar o ideal, estarei sempre perto para que se sinta entusiasmado e nunca em solidão porque somos muitos mais, mesmo muitos mais. Foi Vaticano II, foi grito moderno de abertura, de inclusão e abrangência, foi futuro... fale, grite, apareça, afirme o Carmelo nos irmãos...

01 maio, 2008 23:36  
Anonymous Anónimo said...

Isto é liderar, liderar com amor.
Rosalino Durães

03 maio, 2008 19:32  

Enviar um comentário

<< Home